O que é homonímia e exemplos?

Perguntado por: dpeixoto7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Homônimas homófonas: são palavras iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado. Exemplo: “sessão” (período de tempo) e “seção” (departamento) / “cela” (substantivo) e “sela” (verbo). Homônimos perfeitos: são as palavras com a mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes.

Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.

Xará: significado
E essa acepção foi mantida em português. Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra.

A polissemia é um fenômeno linguístico que consiste na existência de um termo com mais de um significado. Já a homonímia está relacionada com palavras com mesma pronúncia e/ou mesma grafia; porém, com significados diferentes.

§1.º - Da declaração constarão, obrigatoriamente, a nacionalidade, filiação, estado civil, naturalidade, profissão, endereço completo e o documento oficial de identificação do respectivo número e órgão expedidor, bem como a descrição sucinta do fato ou informação em relação ao qual pretende provar a ocorrência de ...

Significado de Homônimo
substantivo masculino Termo que designa duas ou mais palavras com o mesmo som, mas com significados diferentes. [Gramática] Que se pronuncia (homófono) ou se escreve (homógrafo) da mesma maneira que outra palavra, mas possui sentidos diferentes.

De 217 milhões de pessoas cadastradas na base da proScore, 116 milhões são homônimos. Segundo a empresa, pode-se afirmar que 1 em cada 2 brasileiros tem um homônimo. Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Homônimos perfeitos ou palavras perfeitas possuem os significados diferentes, mas a escrita e sonoridade são iguais. Exemplos: Arma (instrumento de luta ou defesa) e arma (verbo armar); Caminho (itinerário) e caminho (verbo caminhar);

Muhammad é o nome mais popular no mundo.

A polissemia é um fenômeno linguístico em que uma mesma palavra ou expressão apresenta dois ou mais sentidos. Por exemplo, o termo “vela” pode ser utilizado nos seguintes contextos: Acendi a vela quando a luz acabou. Içamos a vela, e o navio partiu.

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.

Ressalte-se que a homonímia, no caso da Certidão Judicial de Distribuição, é caracterizada pela existência de duas ou mais pessoas diferentes que possuem nomes de grafia idêntica e, até que haja a diferenciação delas, não será possível emitir automaticamente a certidão.

A declaração de homonímia é aquela que tem por finalidade esclarecer uma situação envolvendo homônimos, ou seja, duas pessoas com o mesmo nome e sobrenomes. O esclarecimento se faz necessário quando uma pessoa se vê confundida e, muitas vezes, prejudicada por um fato que envolva outrem.

Eu, (especificar nome completo), RG nº (especificar número), CPF nº (especificar número), residente no endereço (especificar rua, nº, bairro, cidade/estado), DECLARO que (justificar o motivo do comprovante de residência não estar em nome de nenhum dos membros da família informada no Formulário Socioeconômico.

1 sinônimo da palavra homônimo: Principais sinônimos de homônimo: 1 xará.

Significado de Homônima
Homônima é o feminino de homônimo.

Conceito de Homônimo
Desta maneira, o adjetivo homônimo é empregado a um nome que compartilha dois elementos ou duas pessoas. Quando isso ocorre acontece o fenômeno da homonímia. Quando duas pessoas têm o mesmo nome costuma-se dizer que são charas, portanto, homônimo e chara são termos sinônimos.

Exemplos de homônimos perfeitos:
morro (monte) e morro (verbo morrer); rio (curso de água) e rio (verbo rir); são (saudável) e são (verbo ser); verão (estação do ano) e verão (verbo ver);

Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação. Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.

Diferente dos Pseudônimos, pessoas homônimas são aquelas pessoas que possuem um nome idêntico a outra. E esta pequena coincidência, embora pareça divertida, dificulta demais a comunicação e a organização da sociedade. Imagine receber cobranças, documentos ou encomendas que você não fez, mas que estão em seu nome.