O que é homogêneo exemplo?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Água e açúcar ou água e sal são dois exemplos conhecidos de mistura homogênea, já que, após serem misturados, transformam-se em um produto uniforme. A água do mar é um exemplo de uma mistura homogênea monofásica, ou seja, que possui apenas uma fase.

São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias componentes da mistura.

Misturas Heterogêneas:
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.

Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme. - Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de gases (nitrogênio e oxigênio) que apresenta aspecto homogêneo.

Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.

O que é Homogêneo:
Significa que os objetos comparados possuem pontos em comum, como funções, formatos, tipos ou estruturas parecidas. A expressão também pode ser usada em situações em que não é possível determinar com certeza qual a composição ou a formação de uma determinada coisa ou espaço.

Sistema homogêneo é aquele que apresenta uma única fase (monofásico), ou seja, tem um aspecto uniforme, contínuo.

Ao contrário dos sistemas heterogêneos, um sistema homogêneo é caracterizado pela presença de apenas uma fase. Nesse caso, não podemos distinguir os constituintes a olho nu. Métodos simples de separação também são ineficazes, e apenas métodos baseados em características físicas podem ser úteis.

Alpaca. Essa mistura sólida é composta de zinco, cobre e níquel, todas estas substâncias não podem ser detectadas a olho nu. Café com leite. Quando preparamos um café com leite, forma-se uma mistura líquida homogênea na qual o café, a água e o leite não podem ser identificados a olho nu.

O leite também é um exemplo. Se observarmos o leite com a ajuda de um microscópio, perceberemos a existência de gotículas de gordura de aspecto amarelado em meio a um líquido branco. Sendo assim, o leite é considerado uma mistura heterogênea, porque apresenta duas fases.

Exemplos de misturas homogêneas: a água salgada (sal dissolvido na água) e o ar atmosférico (uma misturas de oxigênio e hidrogênio). Exemplos de misturas heterogêneas: água mistura com óleo, amostras de pedras e granito. A princípio, em aspectos visuais, não há diferença na definição de mistura e substância.

Tipos de grupos
Heterogêneo: Refere-se a pessoas que tenham características diferentes entre si. Por exemplo: um grupo formado por uma pessoa obsessiva-compulsiva, outra histérica, e assim por diante.

É a imagem ultrassonográfica não é homogênea, ou seja, há áreas de maior densidade e outras de menor densidade.

Como já foi dito, cada uma das partes que compõem uma mistura chamamos de fase e dependendo do número de fases, as misturas heterogêneas podem ser: Bifásicas (duas fases): água e óleo. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente.

Outra mistura heterogênea com fases diferentes é a água com gás ou os refrigerantes. Nesse caso, conseguimos observar o líquido e as bolhas de gás - duas fases claramente distintas.

A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água. Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam. Assim quando misturamos os dois líquidos, aquele com menor densidade fica no alto – o óleo.

O ar que respiramos é um exemplo de mistura homogênea, pois o mesmo contém uma mistura de gases (oxigênio, nitrogênio, argônio, gás carbônico, etc), sendo o nitrogênio o solvente dos outros gases, sendo importante ressaltar que toda mistura gasosa é homogênea mesmo nos casos onde se utilizam gases coloridos.