O que é hipoplasia do esmalte dentário?

Perguntado por: mconceicao . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Resumo. A hipoplasia do esmalte é uma formação incompleta ou deficiente da matriz orgânica do esmalte. Clinicamente, apresenta-se como manchas esbranquiçadas, rugosas, sulcos ou ranhuras, bem como, outras alterações na estrutura do esmalte, comprometendo a estética do sorriso.

Algumas das formas de tratamento mais comuns incluem o uso de pastas de dentes remineralizadoras para minimizar as manchas mais leves e a sensibilidade. Elas auxiliam na revitalização do esmalte, tornando o dente mais forte. A restauração dentária ajuda no preenchimento dentário.

Os sintomas da condição de hipoplasia do esmalte podem variar de caso para caso. Isso porque o problema pode afetar um ou mais dentes, apresentando manchas brancas e marrons mais discretas ou marcantes. Quando as manchas são maiores, você pode observá-las pelo espelho.

De acordo com o grau de severidade dessa anomalia, vários protocolos de tratamento podem ser realizados, desde clareamento, microabrasão, restaurações estéticas diretas e coroas unitárias. Desta forma, objetiva-se apresentar o diagnóstico e o tratamento restaurador estético de um caso clínico de hipoplasia do esmalte.

Os sintomas da hipoplasia do esmalte variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem dentes sensíveis, manchas brancas ou marrons nos dentes, irregularidades na superfície dos dentes e cáries.

Embora não seja possível recuperar o esmalte dental completamente, de acordo com a profissional, as restaurações odontológicas já conseguem restabelecer o aspecto e a força do dente. “O tratamento com resina composta é o mais indicado para melhorar a estética no local em que o esmalte foi perdido”, afirma a dentista.

A hipoplasia é uma alteração que ocorre quando há uma agressão aos ameloblastos na fase de formação da matriz do esmalte, resultando na redução de sua espessura. Sua severidade e duração determina a extensão da lesão hipoplásica10.

A hipoplasia é um defeito que envolve a superfície do esmalte e está associada com uma redução de sua espessura. Manifesta-se clinicamente pela presença de sulcos, ranhuras ou ainda pela perda de esmalte em áreas mais extensas da superfície do dente. O esmalte geralmente tem um aspecto translúcido ou opaco.

A visita periódica ao médico dentista é a melhor forma de detetar e tratar um caso de hipoplasia do esmalte.

O termo hipoplasia representa o desenvolvimento in- completo de um tecido ou órgão, que pode até desem- penhar sua função, embora não consiga exercê-la em sua plenitude. Quando um tecido ou órgão não completa a sua formação e parte dele fica defeituosa, podemos afirmar que está hipoplásico.

A hipoplasia é a diminuição da atividade formadora dos tecidos orgânicos (pele, músculos, etc.). A diminuição de um tecido em um determinado órgão ou parte do corpo, afeta o local tornando-se menor e mais leve que o normal, mas os padrões básicos de sua arquitetura continuam os mesmos.

Pequenas manchas e defeitos na superfície do esmalte podem, muitas vezes, ser removidas com ação local de materiais ácidos e/ou abrasivos. A microabrasão do esmalte é uma técnica eficaz, segura e muito conservadora.

As causas mais comuns são: falta de vitaminas, febre durante a infância, trauma no dente.

Felizmente, há medidas que você pode tomar para fortalecer o esmalte e evitar maiores danos; destacamos a seguir quatro dicas principais.

  1. Evite escolhas alimentares pouco saudáveis. ...
  2. Escolha uma alimentação que contribua para a saúde dos dentes. ...
  3. Escolha produtos fluoretados. ...
  4. Higiene bucal adequada.

A hipoplasia é um defeito que provoca redução na quantidade de esmalte, enquanto a hipomineralização se configura como uma deficiência na qualidade do esmalte.

A palavra hipoplasia é um termo médico que significa subdesenvolvido e pequeno. A síndrome da hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) é responsável por 2% a 4% dos defeitos congênitos do coração.

A hipoplasia condilar mandibular é uma deformidade facial causada por um ramo mandibular curto. (Ver também Visão geral dos distúrbios temporomandibulares.

É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.

Continuar lendo Como evitar hipoplasia?