O que é Hipocorado em enfermagem?

Perguntado por: lalencastro7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

HIPOCORADO: ANÊMICO. HIPÓXIA: DIMUNIÇÃO DE OXIGÊNIO NACÉLULA. HIPOXEMIA: DIMINUIÇÃO DE OXIGÊNIO NOS TECIDOS.

A palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas, palma das mãos) é um dos sinais da anemia por deficiência de ferro. Clique na imagem abaixo para ampliá-la e comparar a coloração de uma conjuntiva normal e a coloração de uma conjuntiva hipocorada (mais pálida) que caracteriza uma pessoa com anemia.

A palidez pode ser o resultado de uma diminuição no fornecimento de sangue para a pele (frio, desmaio, choque, hipoglicemia) ou uma redução no número de glóbulos vermelhos (anemia). Causas: Tez clara normal. Falta de exposição solar (é mais saudável estar pálido do que bronzeado)

Significado de normocorado: Coloração normal.

No entanto, é preciso entender que esse registro pode ser classificado em diferentes tipos, como evolução de entrada, diária, complementar e de alta.

Pele viscosa é quando a pele do paciente fica mais fria e suada que o normal, independentemente das condições climáticas.

Palidez é a perda de coloração da pele, que pode ocorrer quando o corpo está com falta de sangue (vasoconstrição) ou por uma diminuição de glóbulos vermelhos no sangue (anemia), e assim, a pele perde sua coloração.

A palidez é caracterizada pelo descoramento da pele e mucosas, decorrente da pouca quantidade de hemoglobina circulante. Ela se apresenta por todo o corpo, podendo ser melhor analisada em locais onde os vasos sanguíneos estão perto da superfície, como as saliências das regiões palmares, leitos ungueais e mucosas.

Pele e olhos amarelados podem indicar doenças como hepatite, insuficiência hepática, pedra na vesícula, icterícia em recém-nascidos, câncer de pâncreas e talassemia.

Mas, no geral, o indivíduo é considerado anêmico quando apresenta índice abaixo de 12 gramas por decilitro de sangue (g/dL) para mulheres e 13 g/dL para homens.

A icterícia será preocupante ou não dependendo do que a está causando e quão elevada está a concentração de bilirrubina. A icterícia pode resultar de distúrbios graves, tais como incompatibilidade entre o sangue do recém-nascido e da mãe, decomposição excessiva de glóbulos vermelhos ou infecção grave.

EXAME FÍSICO GERAL – BEG, aaa, corado, hidratado. Cardio = BRNF sem sopros. Pulmonar = MV + sem RA. Abdomen = flácido, sem visceromegalias.

Avaliação do estado geral
Avaliação subjetiva do que aparenta o paciente, em sua totalidade: nível de consciência, fácies, fala, confusão mental, mobilidade, entre outros. O paciente pode estar em bom estado geral (BEG), regular estado geral (REG) ou mau estado geral (MEG).

SOMATOSCOPIA ou ECTOSCOPIA: É a denominação que se dá à avaliação global do doente. É a primeira. etapa do exame físico, devendo ser Iniciada ao primeiro contato com o paciente. Seu objetivo é a obtenção de dados gerais (independe da queixa do paciente).

Êmese: ato de vomitar. Entérico: relativo ao intestino. Epistaxe: sangramento no nariz. Equimose: sangue depositado por baixo dos tecidos, manchas escuras ou avermelhadas.

Segundo Horta (1979) e Campedelli et al (1989) a evolução de enfermagem deve conter a seguinte ordem: data, hora, tempo de internação, motivo da internação, diagnóstico médico, discriminação seqüencial do estado geral do paciente seguindo a ordem do exame físico, descrição dos procedimentos invasivos realizados, ...

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

Ferida incisiva: corte. Ferida infectada: aquela em que há micróbios. Ferida lacerada: quando há arrancamento ou laceração dos tecidos. Ferida perfurada: ferida produzida pela penetração de objeto perfurante.