O que é hipocinesia severa?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

o que significa hipocinesia difusa severa? Essa alteração indica que a força de contração do coração (capacidade de ejetar o sangue para o corpo) esta reduzida.

A Hipocinesia é definida como a diminuição da contratilidade do músculo do coração, geralmente do Ventrículo Esquerdo (VE). Ela pode ser difusa ou segmentar. Quando o comprometimento do ventrículo se dá em toda a cavidade chamamos de hipocinesia difusa.

Diminuição da atividade motora ou da atividade funcional.

hipocinesia da parede inferior do ventrículo esquerdo é um deficit de contração do músculo cardíaco nesta região. Isto ocorre na maioria das vezes por obstrução da artéria coronária que irriga esta região.

A disfunção ventricular se caracteriza pela incapacidade do ventrículo esquerdo em desempenhar de maneira adequada sua principal função, ou seja, bombear o sangue para todo o corpo.

Os tratamentos combinam medicamentos com alterações nos hábitos de vida do paciente. Para isso deve-se evitar sal, procurar ingerir muitos líquidos, praticar atividades físicas e perder peso. Quem sofre com essa doença não deve consumir gorduras ou frituras.

Tratamentos de insuficiência cardíaca
No tratamento medicamentoso são utilizados anti-hipertensivos para controle da pressão arterial, diuréticos para diminuir o inchaço das pernas e o líquido acumulado no pulmão, remédios que melhorem a contratilidade do coração e vasodilatadores.

Necessita de treinamento aeróbico dentro das intensidades mínimas, assim como treinamento resistido (muscular). Em conjunto melhorarão sua capacidade aeróbica (VO2) e sua qualidade de vida. O foco não pode ser tratar somente a consequência, mas também a causa que levou a disfunção Cardiaca (queda da fração de ejeção).

O tratamento da disfunção diastólica do ventrículo esquerdo fundamentase em medidas que reduzem os sintomas congestivos, como os diuréticos e nitratos.

Os fatores mais comumente implicados no desenvolvimento da insuficiência cardíaca diastólica são hipertensão aguda, isquemia miocárdica, taquicardia e perda da contração atrial.

Isso pode ser uma consequência da própria idade, sendo uma alteração comum nos idosos e que surge com o avançar da idade. Mas também pode decorrer de doenças como pressão alta, diabetes, doenças cardíacas infiltrativas, etc.

A Hipertrofia Ventricular Esquerda (HVE) é definida como um aumento da massa do ventrículo esquerdo (VE), que pode ser secundária a um aumento da espessura das paredes (HVE concêntrica), aumento do tamanho da cavidade (HVE excêntrica) ou ambos.

Disfunção ventricular é quando o músculo do seu coração que bombeia sangue para os pulmões ou corpo não está funcionando adequadamente.

O aumento do átrio esquerdo frequentemente está relacionado com hipertensão arterial ou com alguma condição que dificulte o relaxamento do ventrículo esquerdo, dificultando assim o esvaziamento do átrio na diástole (o que geralmente é chamado de déficit de relaxamento ou disfunção diastólica).

Insuficiência cardíaca sistólica ou com fração de ejeção reduzida: isto significa que os ventrículos do coração não se contraem adequadamente durante cada batimento cardíaco de modo que o sangue não é adequadamente bombeado para fora do coração.

O que significa disfunçao diastolica do ventriculo esquerdo? O relaxamento do coração após cada contração é um processo ativo, requer dispêndio de energia. Algumas doenças e o proprio envelhecimento dificultam este processo. A isto se chama disfunção diastólica.

Mas o reflexo disto nas pressões pulmonares é o que levamos em consideração para a graduação da disfunção diastólica. Partimos da premissa que, a partir do grau 2, os pacientes apresentam parâmetros compatíveis com aumento da pressão capilar pulmonar, momento a partir do qual os sintomas costumam surgir.

Fique bem ! Fato : 50% dos pacientes com insuficiência cardíaca e Fração de ejeção reduzida irão morrer em até 5 anos. De acordo com a classe funcional da NYHA (sinais e sintomas) e o tratamento pode-se obter resultados melhores ou piores.

A disfunção diastólica (coração fraco e/ou grande), tem como maior risco as arritmias graves. Na maioria das vezes as disfunções mais graves com maior aumento importante do coração tem maior risco de morte súbita, mas isso pode ocorrer também em disfunções leves (menos comum).

Conforme a hipertrofia ventricular esquerda progride, a pessoa pode experimentar falta de ar, fadiga, dor no peito, geralmente após o exercício, sensação de batimentos cardíacos rápidos e tontura ou desmaio.

A fadiga e o cansaço constantes são sintomas de um coração fraco, que não está sendo capaz de bombear o sangue de forma eficiente para os pulmões e músculos. Entre as doenças cardiovasculares que podem estar por trás da fadiga, podemos citar: arritmias, doenças valvares e insuficiência cardíaca.