O que é hipertensão essencial primária I10 CID 10?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

CID I10 – Hipertensão essencial (primária) é o aumento da pressão arterial sem uma causa conhecida. O DATASUS define CID I10 como “Hipertensão (arterial) (benigna) (maligna) (primária) (sistêmica)”. Também exclui quando compromete os vasos do: Encéfalo (I60-I69)

Em especial trouxe-nos um atestado de 12 dias de afastamento por CID I10 (hipertensão arterial primária) e J 03.0 (amigdalite estreptocóccica).

Doutrina que cita Hipertensão Arterial Grave (cid 10: I10)

O tratamento inclui modificação do estilo de vida e administração de diuréticos, inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), BRA e bloqueadores dos canais de cálcio.

Dentre as principais causas da pressão arterial alta estão a obesidade, histórico familiar, o hábito de fumar, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, consumo exagerado de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

São possíveis 3 formas de consultas à CID-10: em formato Help para Windows, em formato HTML (pelo navegador da Internet) e por um programa de pesquisa por termos – PESQCID.

Ministério da Saúde. Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. CID 10. Brasília: DATASUS, 2021.

Para receber qualquer um dos dois benefícios o segurado deve apresentar o laudo médico constando a CID da hipertensão, além de exames que possam corroborar com a condição de saúde. Lembramos que o laudo deverá ser recente, emitido há no máximo três meses.

Verificada a CID Z76. 5, a empresa pode optar por desligar o funcionário por justa causa. Existem sentenças recentes da Justiça do Trabalho que mantiveram a razão do empregador nesse tipo de decisão.

Você sabe o que é CID? CID significa classificação internacional de doenças. É um sistema de códigos, criado pela OMS, utilizado no mundo todo para padronizar a linguagem entre os médicos, além de monitorar a incidência e a prevalência de cada doença.

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho.

CID 10 - I21 Infarto agudo do miocardio.

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Hoje, só é recomendado o uso da monoterapia no tratamento da hipertensão estágio 1. Os diuréticos são eficazes no tratamento da hipertensão arterial, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbidade e da mortalidade cardiovascular.

Inibidores da ECA e ARBs são igualmente recomendadoFonte confiável como medicamentos de primeira linha no tratamento da hipertensão. Atualmente, os médicos prescrevem inibidores da ECA com mais freqüência do que os ARBs. No entanto, poucos estudos compararam as duas classes de drogas diretamente.