O que é Hipertelorismo mamário?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

O hipertelorismo é uma situação onde se nota uma aumento anormal da distância entre dois órgãos ou partes do corpo, geralmente em referência ao aumento da distância entre órbitas.

Outras características físicas associadas à síndrome de Turner são o pescoço alado, que é o pescoço mais alto que o normal; hipertelorismo mamilar, que é o aumento da distância entre os mamilos; cúbito valgo, que é o aumento da distância dos braços em relação ao corpo”, explica Dra.

Quais as características de uma pessoa com Síndrome de Turner? Os pacientes acometidos pela síndrome de Turner normalmente são mulheres que apresentam baixa estatura, pescoço curto e alado, implantação baixa das orelhas, implantação baixa dos cabelos na parte posterior do pescoço e palato alto.

Os sintomas da síndrome de Horner incluem uma pálpebra superior caída (ptose) e uma pupila contraída (miose). Em algumas pessoas, a constrição da pupila interfere com a capacidade de enxergar no escuro. Contudo, a maioria das pessoas não percebe uma diferença na visão.

A Síndrome da iris em platô é caracterizada pelo fechamento angular aposicional que se desenvolve mesmo na presença de uma iridotomia ou iridectomia periférica patente em olhos com a configuração de íris em platô.

Chamada também de proptose ocular e de olhos esbugalhados, a exoftalmia é uma condição médica em que os olhos do paciente ficam mais salientes do que o normal.

A aniridia é uma condição médica rara, que consiste na falta congênita e hereditária da íris do olho . A condição é herdada de forma autossômica dominante. A íris é a estrutura mais visível e colorida do olho . Frequentemente a doença afeta os dois olhos , mas pode afetar apenas um deles.

A cirurgia para olhos saltados tem o objetivo de aumentar o espaço interno da órbita, removendo suas paredes ósseas, para que o globo ocular e suas estruturas adjacentes se reacomodem. Essa remoção óssea é muito bem programada e personalizada em cada caso que a cirurgia é indicada.

Manter os mamilos secos, expondo-os ao ar livre ou à luz solar é uma ação preventiva nas ocorrências de traumas mamilares. Atualmente tem-se recomendado o tratamento úmido das fissuras com o uso do próprio leite materno.

Os traumas mamilares são caracterizados por eritema, edema, rachaduras, fissuras, bolhas, escoriações e equimoses.

A síndrome de Turner é causada pela deleção parcial ou integral de um dos dois cromossomos X. Meninas com essa síndrome são normalmente baixas e têm pele frouxa na parte de trás do pescoço, além de dificuldades de aprendizagem e uma incapacidade entrar na puberdade.

Quadro Clínico e Diagnóstico
As portadoras da ST freqüentemente apresentam atraso na primeira menstruação, além de déficits no desenvolvimento de outras características marcantes associadas à puberdade devido a ausência de hormônios importantes para um desenvolvimento sexual normal (Zinn et al., 1993).

Síndrome de Klinefelter é uma condição genética caracterizada pela presença de uma cópia extra do cromossomo X em indivíduos do sexo masculino. Usualmente não é diagnosticada até a adolescência.

As síndromes de Turner e Klinefelter são causadas por falhas na separação dos cromossomos (na divisão meiótica) no momento da formação dos gametas, conhecidos como óvulos e espermatozoides. Os gametas possuem metade da informação genética de um indivíduo, portanto precisam ter 23 cromossomos.

A íris é composta por dois músculos, o músculo esfíncter da pupila, com inervação parassimpática, responsável pela miose (contração) pupilar, e o músculo dilatador da pupila, com inervação simpática, responsável pela midríase (dilatação pupilar).

A Síndrome de Horner (SH) é classicamente caracterizada por uma tríade clínica: miose/anisocoria, ptose e anidrose facial.

Pacientes com aniridia devem considerar fazer testes genéticos e exames de membros da família.

A síndrome de Waardenburg (WS) é uma doença genética caracterizada pela associação de anormalidades de pigmentação, incluindo manchas despigmentadas na pele e no cabelo, olhos azuis (íris heterocromia) e perda auditiva neurossensorial.

O que é Coloboma da íris? Coloboma da íris é quando há uma deformação congênita que altera uma estrutura do olho, neste caso, a íris.

Às vezes, os problemas oculares continuam a progredir mesmo depois que a tireoide volta ao normal. Os problemas oculares devem ser avaliados e tratados por um oftalmologista. O tratamento depende da gravidade e do grau de atividade da doença.

As alterações clínicas oftalmológicas comuns à orbitopatia relacionada a doença tireoideana são: a retração palpebral (pálpebra com abertura exagerada), a proptose (olhos saltados para fora), hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) e o estrabismo (olho desviado).