O que é hiperplasia simples do epitélio?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Resumos. A hiperplasia epitelial focal, ou doença de Heck, é uma enfermidade rara, benigna, que afeta a mucosa oral de crianças e adultos jovens de diversas regiões do mundo e em diferentes grupos étnicos, como indígenas e esquimós.

Quais as causas da hiperplasia? Esse aumento no volume de células pode ser estimulado, por exemplo, por uma desregulação de hormônios. Isso faz com que tecidos cresçam em lugares errados ou com que órgãos aumentem de tamanho de forma desnecessária.

Conforme o organismo do homem envelhece, a glândula pode atingir o tamanho de uma bola de tênis. No entanto, a hiperplasia prostática benigna não tem chances de evoluir para um câncer de próstata e não representa uma predisposição para a doença.

A hiperplasia prostática benigna é uma condição em que há aumento do número de células (hiperplasia) da próstata, e é uma condição benigna, ou seja, não é uma neoplasia, por exemplo. Por outro lado, o câncer de próstata é uma neoplasia na próstata, uma doença maligna.

Para o tratamento da hiperplasia, deve-se suspender o uso frequente da prótese para que haja a diminuição da lesão. Em seguida, o paciente deve ser encaminhado para a remoção cirúrgica1,2 e confecção de uma nova prótese, pois, se o paciente continuar utilizando a prótese total antiga, a lesão pode recidivar.

Não existe tratamento específico para a hiperplasia foveolar, devendo cada terapia ser direcionada a causa do problema. Isto pode ser feito através de medicamentos para aliviar os sintomas e controlar a inflamação, aliado à mudança nos hábitos alimentares.

O diagnóstico baseia-se primariamente no exame digital retal e nos sintomas; cistoscopia, ultrassonografia transretal, estudo urodinâmico ou outros exames de imagem também podem ser necessários. As opções de tratamento incluem inibidores da 5-alfa-redutase, alfabloqueadores, tadalafil e cirurgia.

Uma complicação frequente da hiperplasia prostática benigna é a infecção urinária, que pode acontecer quando não se consegue esvaziar completamente a bexiga e as bactérias podem crescer na urina residual. Se não for tratada, a HPB também pode causar um dano sério ao sistema urinário do homem.

Pode levar a alterações da função da bexiga e dos rins, com consequências graves como a formação de pedras na bexiga, infecções urinárias ou aparecimento de sangue na urina e mesmo, em casos mais extremos, a insuficiência renal e a retenção urinária (com necessidade do doente ser algaliado).

A hiperplasia (assim como a hipertrofia ) pode ocorrer na grande maioria dos sistemas corporais como resposta fisiológica do corpo a algum estímulo. Ocorre por mitose das células , se a população celular for capaz de sintetizar DNA.

Devido à localização da próstata, no entanto, o aumento de suas dimensões vai pressionando a bexiga e apertando a uretra. Por isso, a condição pode causar sintomas urinários obstrutivos ou de armazenamento – na prática, dificuldade para urinar e aumento da frequência das micções.

Resumo. A hiperplasia fibrosa inflamatória está entre as lesões mais frequentes de tecido mole decorrentes de traumas crônicos. Trata-se de um crescimento tecidual, por meio de um agente irritativo frequente e de baixa intensidade, a partir de traumas, podendo ser recorrente caso seu agente traumático não seja removido ...

Não existe nenhuma relação entre o tratamento da próstata aumentada e o ganho de peso.

Os valores de referência para ponto de corte para rastreamento de HAC variam de 15 a 40 ng/ml.

A neoplasia benigna tem, geralmente, crescimento lento, ordenado e apresentando limites definidos. A neoplasia maligna, também conhecida como câncer, de forma geral, tem um crescimento mais rápido, as células não apresentam diferenciação e invadem tecidos vizinhos.

Como exemplo de neoplasia benigna, podemos citar o lipoma e o mioma. O lipoma é um tumor benigno que apresenta origem no tecido adiposo, já o mioma é um tumor benigno que tem origem no tecido muscular.

O procedimento envolve a realização de um incisão na pele de pequenas dimensões (geralmente entre 7 a 10 cm), logo abaixo do umbigo. A partir deste ponto de acesso à próstata, realiza-se uma enucleação digital do tecido hiperplasiado, através da cápsula da próstata ou da bexiga (menos recomendada).

A hiperplasia é caracterizada por aumento do número de células devido à proliferação de células diferenciadas e substituição por células-tronco do tecido, ou seja, é uma resposta adaptativa em células capazes de replicação. Ocorre simultaneamente com a hipertrofia e sempre em resposta ao mesmo estímulo.

Fármacos que particularmente causam hiperplasia gengival incluem:

  • Fenitoína.
  • Ciclosporina.
  • Nifedipina e outros bloqueadores do canal de cálcio.

Caracterizado pelo espessamento da camada interna do útero (endométrio) que resulta em hemorragia. É uma patologia não maligna que pode vir a aumentar o risco de câncer endometrial, regida pelo desequilíbrio nos níveis de hormônios estrogênio e progesterona.