O que é hiperostose da calota craniana?

Perguntado por: aviana8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Trata-se de uma simples aposição óssea sobre a táboa interna, sem rarefação, osteoporose ou descalcificação e sem sinais tumorais ou inflamatórios. A hiperostose pede ser regular ou irregular, simétrica ou assimétrica, em forma nodular difusa ou em placas mais ou menos extensas.

O tratamento geralmente é conservador, consistindo na modificação da atividade física, fisioterapia, perda de peso e terapia anti-inflamatória e analgésica. Este trabalho relata um caso de hiperostose esquelética idiopática difusa em um cão, cujo diagnóstico foi obtido por meio de radiografia convencional.

INTRODUÇÃO: A síndrome de Morgagni-Stewart-Morel é uma entidade clínica rara, caracterizada pela presença de Hiperostose Frontal Interna (HFI) associada a desordens metabólicas, endócrinas e psiquiátricas. A abrangência clínica da síndrome dificulta um diagnóstico precoce e relaciona a um alto grau de morbidade.

Espessamento da mesa interna do osso frontal, que pode ser associada com hipertricose e obesidade. Ela afeta mais frequentemente mulheres próximas à menopausa. Espessamento da mesa interna do osso frontal, que pode ser associada com hipertricose e obesidade. Ela afeta mais frequentemente mulheres próximas à menopausa.

INTRODUÇÃO: A hiperostose se caracteriza como um processo ósseo benigno, no qual ocorre um crescimento ósseo excessivo, ocorrendo em várias desordens músculo-esqueléticas.

A parte de cima do osso do crânio, chamado de calota craniana, pode ser retirada em algumas situações pelo neurocirurgião e guardada para posterior recolocação - esta cirurgia é chamada de craniotomia descompressiva.

Causas da doença de Paget do osso
Na maioria das pessoas, a causa da doença de Paget é desconhecida. O distúrbio tende a ser hereditário. Anomalias genéticas, específicas e identificadas contribuem em cerca de 10% das pessoas com a doença de Paget; e outras anomalias genéticas provavelmente contribuem em outras.

Não há uma estratégia definida sobre como prevenir a doença de Paget, além dos fatores importantes para manter a saúde em dia e reduzir o risco de complicações em geral: controlar o peso, não fumar, evitar o excesso de bebida alcoólica, utilizar com cautela tratamentos do tipo anticoncepcionais e reposição hormonal.

A hiperidrose caracteriza-se por sudorese excessiva, isolada ou associada, da fronte, das mãos, dos pés e das axilas. Atinge cerca de um por cento da população.

[ Ictiologia ] Que faz migrações dentro das massas de água salgada (ex.: espécie oceanódroma). Origem etimológica:oceano + grego drómos, -ou, corrida, passo rápido.

Ele é subdividido nos ossos faciais (esqueleto facial) e na calota craniana (esqueleto cerebral). O esqueleto facial protege e suporta as estruturas faciais subjacentes, e envolve os globos oculares, enquanto a calota craniana abriga o cérebro, além das estruturas dos ouvidos médio e interno (orelhas média e interna).

O termo refere-se ao crânio, ou seja, um invólucro de tecidos que nos animais da classe Craniata envolve o cérebro, os órgãos do olfato, da visão o ouvido interno e serve de suporte aos órgãos externos dos aparelhos digestivo e respiratório.

Compartilhar: Pesquisadores da Fiocruz coordenaram um projeto multicêntrico que possibilitará a ampliação do uso de próteses para a reconstrução de defeitos extensos da calota craniana. A técnica tradicional custa aproximadamente R$ 200 mil por paciente.

O Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante) é uma doença óssea grave que dá direito ao Auxilio-Doença e também aposentadoria por Invalidez. E o segurado acometido dessa doença tem isenção do tempo de carência que é de pelo menos 12 meses de contribuição.

A doença óssea de Paget costuma ser assintomática. Se os sintomas ocorrerem, eles se desenvolvem insidiosamente, com dor, rigidez, fadiga e deformidade óssea. A dor óssea é persistente, profunda e ocasionalmente grave, às vezes pior à noite. A dor também pode aumentar por neuropatia de compressão ou osteoartrite.

A doença costuma acometer ossos do crânio, pelve, vértebras, fêmur e tíbia. Afeta homens e mulheres, e sua prevalência aumenta com a idade (raramente se manifesta antes dos 40 anos).

A avaliação laboratorial inclui a dosagem da fosfatase alçalina e, alternativamente, dos marcadores de reabsorção óssea. A cintilografia óssea é o método mais sensível para identificar atividade da doença. Entretanto, o exame pode ser positivo em áreas afetadas por processos osteodegenerativos ou mesmo metastáticos.

Doença de Paget

  • Vermelhidão no mamilo e aréola.
  • Coceira.
  • Espessamento da pele do mamilo e aréola.
  • Descamação da pele nessa região.
  • Sensação de queimação no mamilo e aréola.
  • Sangramento do mamilo.

A doença de Paget é uma forma de câncer de mama na qual as células malignas se acumulam dentro ou ao redor do mamilo. Esse tipo de câncer em geral acomete os canais por onde o leite é transportado (dutos), e na sequência chega à superfície do mamilo e à aréola.

Diagnóstico da hiperidrose
É diagnosticada por história e exame, mas pode ser confirmada com o teste de iodo e amido. Para esse teste, solução de iodo é aplicada à área afetada e deixada para secar. Amido de milho é então polvilhado sobre a área, o que faz as áreas de sudorese parecerem escuras.