O que é Hiperonímia e Hiponímia exemplo?

Perguntado por: aalves7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia. Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente.

O hiperônimo é superior hierarquicamente, transmite a ideia de um todo, enquanto o hipônimo é referente a uma parte contida nesse todo, assim, são compreendidos como inferiores. Por exemplo, aves é o hiperônimo de galinha, arara, pardal ou águia, que são hipônimo.

A palavra animal é um hiperónimo de cão, gato, leão, tigre, elefante, girafa, rinoceronte, etc. Ou ainda, a palavra vestuário é um hiperónimo de camisa, calças, t-shirt, saia, casaco, cachecol, etc.

Hiperônimo é toda palavra que possui sentido amplo, geral. Enquanto hipônimo é justamente o contrário, é a palavra na sua especificidade.

("Rosa" é hipónimo/hipônimo de "flor".)

O hipônimo é sempre uma subcategoria de uma classe mais ampla: “cachorro” é um hipônimo de “animal”; “vira-lata” é um hipônimo de “cachorro”; ipso facto, “animal” é o hiperônimo de “cachorro”, de “boi”, de “cavalo”, e assim por diante.

Ferramenta é hiperônimo de chave de fenda e alicate.

Nesse sentido, dizemos que flores é um hiperônimo de rosas, margaridas e bromélias, enquanto estas são hipônimos daquela.

Resposta verificada por especialistas
Todos são derivados de leite, ou seja, "laticínios".

O hiperônimo é uma palavra cuja significação inclui o sentido de diversas outras palavras, é uma palavra que se refere a todos os seres de uma “espécie”: Animal é hiperônimo de gato, tartaruga, burro, boi etc. Fruta é hiperônimo de laranja, uva, maçã, morango etc.

Hipônimo = sentido mais específico: festa-bolo-champanhe-velinhas são hipônimos da palavra festa.

Sapo é hipônimo de anfíbio.

Doença é o HIPERÔNIMO de Gripe. Doença abrange gripe, câncer, malária, dengue, flebite, artrite. Portanto GRIPE é o HIPÔNIMO de Doença.

Podemos chamar de termos hiperônimos aqueles que trazem em si significados mais abrangentes em relação a outros. Animal, portanto, é um hiperônimo, pois pode significar uma série de outras palavras, relacionando-se a elas por terem uma essência semelhante – nesse caso, um conjunto de seres vivos.

Sinônimo é um vocábulo que, em determinado texto, apresenta significado semelhante ao de outro e que pode, em alguns contextos, ser usado no lugar desse outro sem alterar o sentido da sentença. Hiperônimo é um vocábulo ou um sintagma de sentido mais genérico em relação a outro.

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

O QUE SIGNIFICA URUTAU EM PORTUGUÊS
Também é chamado de Mãe-da-lua e Emenda-toco.

O hiperônimo possui sentido mais amplo em relação ao hipônimo. Por exemplo, a lula é um animal, mas nem toda animal é lula. Assim, a palavra "lula" é um hipônimo da palavra "animal"; e o termo "animal" é um hiperônimo da palavra "lula".

alicate (nome masculino) -