O que é Hiperlactemia?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

O que é Hiperlactatemia isolada ? É o aumento do lactato sem necessariamente ocorrer liberação de H+ , sem acidose. Ocorre quando há aumento da produção de lactato por aumento da liberação celular ou diminuição do clerance do lactato ( fígado, rim etc).

O que fazer então? O tratamento é o suporte hemodinâmico. A correção da acidose com bicarbonato ou diálise é tema controverso e não há suporte robusto na literatura. Muitos autores recomendam repor bicarbonato se pH < 7,15-7,20.

- O lactato arterial é útil para o diagnóstico de acidose láctica porque retrata melhor a qualidade da respiração celular do que o lactato venoso, que pode se elevar na dependência das condições de coleta (garroteamento prolongado, contração muscular excessiva e choro mantido).

O acúmulo desta substância nos músculos pode gerar uma hiperacidez, que causa dor e desconforto logo após o exercício.

O melhor remédio para combater o excesso de ácido lático, aliviando sensações de queimação ou dores musculares é mais exercício, só que em doses menores. O ácido láctico se dispersa 30 minutos ou uma hora após os exercícios, e o alongamento também ajuda a liberá-lo.

Os autores especularam que, no começo da evolução da sepse, os níveis aumenta- dos de lactato respondem rapidamente às melhoras do for- necimento de oxigênio aos tecidos (que é o principal efeito do aumento do débito cardíaco, por meio da ressuscitação hídrica, e da melhora da pressão de perfusão, pelo uso de ...

O aumento das concentrações de lactato seria responsável pela queda do pH e íons H+ e pelo aumento do tamponamento pelo bicarbonato de sódio, cujos produtos finais são água e CO2. Dessa forma existiria relação de causa e efeito entre o aumento do lactato plasmático e as alterações respiratórias.

Ocorre normalmente quando o pH < 7,35 associado a Lactato > 5 mmol /l, mas também pode ser definida por acidose metabólica com qualquer valor de pH ( pode haver compensação respiratória) associada a aumento do lactato.

(2002), é realizada com a prática de exercício aeróbio leve ou moderado após a atividade extenuante, sendo considerada mais eficaz para a remoção de lactato sanguíneo do que a recuperação totalmente passiva.

Os valores de referência para lactato no sangue podem variar ligeiramente dependendo do laboratório que realiza o exame. No entanto, a faixa normal geralmente é de 0,5 a 2,2 milimoles por litro (mmol/L) para adultos em repouso.

Em condições normais, a maioria do lactato é produzida pelos eritrócitos, mas durante exercício ou atividade física intensa, o músculo produz grandes quantidades de lactato, devido à condição de insuficiente oxigenação do músculo nestas situações.

"A sepse é causada por infecções graves, tanto as adquiridas na comunidade, particularmente as que envolvem pulmões, vias urinárias, abdome, pele e coração, quanto as contraídas no ambiente hospitalar.

Uma das causas da diminuição da concentração de lactato sanguíneo após o treinamento aeróbio é a redução na produção, consequente à maior oxidação de ácidos graxos e redução da glicólise anaeróbia(21).

Quando o lactato se acumula em níveis elevados no sangue e nos músculos, ele cria uma acidez chamada acidose láctica, que causa fadiga muscular e, em níveis elevados, pode interferir na recuperação muscular. O seu acúmulo resulta em uma sensação dolorosa de queimação nos músculos.

O magnésio tem um papel fundamental na ação de muitas enzimas, na contração e relaxamento muscular e na produção energética, portanto, níveis adequados desse mineral são de extrema importância para a saúde muscular assim como evitar a produção de ácido lático.

Na indústria alimentícia o ácido láctico é inserido na produção de cervejas, sorvetes, maioneses sucos artificiais e conservas vegetais, além de bombons, picles, recheios, produtos marinados, iogurtes, carnes curadas e fermentos químicos.

Continuar lendo