O que é hifas hialinas?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

São aquelas nas quais o fungo acomete camadas mais superficiais da córnea da pele ou a haste livre dos pelos.

A transmissão de pessoa para pessoa é feita de forma indireta, por meio do contato com o fungo no mesmo ambiente de convivência, e também de fatores precipitantes de cada indivíduo”, explica a dermatologista Ana Caroline Barreto.

Os tratamentos mais utilizados são esmaltes com amorolfina, ciclopirox e tioconazol. Sozinhos, eles podem não ser capazes de curar as partes mais profundas de uma unha infectada. Usados em combinação, com um remédio antifúngico oral, eles aumentam a chance de cura.

O tratamento é feito com aplicações tópicas de hipossulfito de sódio a 40% ou uso oral de imidazólicos. Além disso, recomenda-se o uso de xampus a base de selênio de sulfeto para eliminar o fungo do couro cabeludo.

Bolores

Os Bolores são formados por seu conjunto de hifas, também conhecido por Micélio.

Hifas cenocíticas
As hifas podem crescer através de alongamentos das extremidades ramificadas e o conjunto de hifas encontrado em um mesmo organismo recebe o nome de Micélio.

As hifas, filamentos que constituem o micélio, podem apresentar diferentes tipos de organização: cenocíticas, hifas que não apresentam septos, e septadas.

A criação de novas hifas, em geral, ocorre ao longo do tempo através de dois processos principais: o primeiro, denominado de ramificação dicotômica, consiste na ponta de uma hifa já existente se dividindo ao meio.

Como dissemos anteriormente, os fungos são organismos heterótrofos e se alimentam de moléculas orgânicas retiradas da matéria orgânica. Essa matéria orgânica da qual eles retiram essas moléculas é proveniente de cadáveres e restos de plantas e animais.

Na reprodução sexuada, com o encontro de duas hifas haplóides distintas, ocorre a plasmogamia e um novo conjunto de hifas dicarióticas é formado. As hifas dicarióticas formam um corpo de frutificação chamado ascoma, que, no caso de ser macroscópico, pode apresentar três formas: apotécio, cleistotécio e peritécio.

Em partes iguais, misture: álcool (70%), água oxigenada (10 volumes) e vinagre branco. Aplique a solução sobre as unhas com a ajuda de um algodão e deixe agir por 15 minutos. Aplique duas vezes ao dia até que a infecção melhore.

Hemoculturas são usadas para detectar a presença de bactérias ou fungos no sangue, para identificar os micro-organismos presentes e orientar o tratamento. Em geral, são pedidas duas ou mais hemoculturas e colhidas como amostras consecutivas.

A contaminação geralmente está relacionada a fatores externos, pois os fungos causadores do problema crescem em ambientes escuros, úmidos e fechados. Usar sapatos fechados e apertados, higiene inadequada e situações que impeçam a respiração das unhas são perigosos as pois é o ambiente ideal para a contaminação.

Isso porque, apesar de ser muito comum, a micose nas unhas é muito difícil de ser tratada com sucesso. “Normalmente, o tratamento, quando correto, tem uma efetividade de cura em torno de 50 a 60% dos pacientes.

Canesten® Creme é um antifúngico utilizado no tratamento de infecções fúngicas da pele causadas por dermatófitos (fungos).

Esmaltar as unhas durante o tratamento de micose não compromete a eficácia de Loceryl e não interfere no tempo do tratamento².

Nesses casos, deve-se utilizar uma solução com água morna e deixar agir por 30 minutos nos pés submersos. Você pode usar cloro ou vinagre e sal nessa solução. Depois, lave com sabão. Se optar pelo cloro, utilize um hidratante após o procedimento, porque ele resseca a pele.