O que é hierarquia superior?

Perguntado por: narruda . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

A hierarquia é uma ordenação contínua de autoridades que estabelece os níveis de poder e importância, de forma que a posição inferior é sempre subordinada às posições superiores.

2 – HIERARQUIA NORMATIVA.
A teoria da hierarquia do sistema normativo se dá quando colocamos ordem ou nível as leis e atos normativos dentro de um conjunto para que haja respeito e harmonia, de forma que se previna a desconformidade entre elas.

1º – Constituição Federal;

  • 2º – Emenda Constitucional;
  • 3º – Lei Complementar;
  • 4º – Lei Ordinária;
  • 5º – Lei Delegada;
  • 6º – Medida Provisória;
  • 7º – Decreto Legislativo;
  • 8º – Resoluções/Portarias;

Constituição Federal: está no pico da pirâmide, conhecida como Lei Maior, possui as normas de valor supremo, que devem ser mantidas e servir de diretrizes para as outras leis.

A hierarquia entre as leis é essencial a esse ordenamento, em especial para garantir o controle de constitucionalidade das normas ou para solucionar eventual conflito entre elas.

No topo da pirâmide que hierarquiza o ordenamento jurídico brasileiro está a Constituição Federal, as Emendas Constitucionais e os Tratados Internacionais que tratam de Direitos Humanos que passaram pelo procedimento de emendas constitucionais.

Direito constitucional: Hierarquia das normas constitucionais. Kelsen criou uma organização das normas em escala, onde defendia que as leis se ordenam como em uma pirâmide, sendo que as diretrizes da base extraem seu fundamento de validade dos preceitos acima.

A hierarquia normativa brasileira segue o modelo abaixo:

  • NORMAS CONSTITUCIONAIS.
  • 1.1 Constituição Federal. ...
  • 1.2 Tratados Internacionais de Direitos Humanos. ...
  • NORMAS INFRACONSTITUCIONAIS. ...
  • 2.1 Leis.

Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa. Sendo assim, podemos dizer que a hierarquia é constituída a partir de uma subordinação sucessiva.

Acompanhe aqui 5 dicas de como lidar com a hierarquia:

  1. 1 – Cordialidade não sai de moda. O respeito deve permear todas as relações no trabalho. ...
  2. 2 – Saber ouvir é uma arte. ...
  3. 3 – Confie na sua liderança. ...
  4. 4 – Diálogo franco. ...
  5. 5 – Dê ideias novas e emita suas opiniões.

o decreto está hierarquicamente abaixo da lei. Deve atender ao que pede a Constituição Federal e, principalmente, ter as leis como fonte de inspiração. O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial.

A Pirâmide de Kelsen é uma representação gráfica do sistema de hierarquia de um Estado. Ela tem como base a teoria do direito constitucional desenvolvida pelo jurista austríaco Hans Kelsen.

As leis federais, estaduais e municipais possuem o mesmo nível hierárquico. Se houver algum conflito entre elas, a solução virá da repartição constitucional de competências pois cada uma trata de uma matéria, não podendo ser confundidas entre si.

A hierarquia dentro de uma empresa é o que trará organização e determinação de quais são os cargos, salários e funções de cada colaborador. Dessa maneira, é criado uma distribuição dos poderes de cada um, onde cada pessoa sabe quais são as ações que precisam ser executadas e o que lhe é delegado.

Quanto à hierarquia, a autora as classifica como normas constitucionais, leis complementares, leis ordinárias, delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções, decretos regulamentares,normas internas e normas individuais.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.

O que é Hierarquia:
Hierarquia é a ordenada distribuição dos poderes com subordinação sucessiva de uns aos outros, é uma série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente, podendo-se estabelecer tanto uma hierarquia social, uma hierarquia urbana, militar, eclesiástica etc.