O que é hidrofobia de água?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.

As causas da hidrofobia podem estar relacionadas com algum um evento traumático que o indivíduo sofreu em sua vida, como presenciar alguém se afogando, e conseqüentemente desenvolveu um medo de água. Esse medo pode ainda ser piorado quando a pessoa assiste a filmes, lê livros ou notícias de casos de afogamento.

O principal indício de que um cabelo está sofrendo com a hidrofobia capilar é justamente quando há dificuldade para que a água e outros nutrientes sejam absorvidos pelo fio. Apesar disso, outros sinais como opacidade, quebra, rigidez e falta de forma nos fios também podem estar indicando que algo vai mal.

A hidrofobia (raiva humana) é uma antropozoonose causada por um RNA-vírus da família Rhabidoviridae (RABV), gênero Lyssavirus.

Mas, sabia que há pessoas que sentem pavor só de se imaginar entrando no mar? Tamanho rechaço tem nome. Estamos falando da talassofobia: uma fobia específica de medo do mar e do oceano.

Megalofobia é o medo de objetos grandes
É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

A fobia de altura pode não ter só fundo emocional: um novo estudo sugere que as pessoas com esse medo, chamado acrofobia, também têm alterações no equilíbrio postural.

A administração da vacina contra a hidrofobia e da imunoglobulina antirrábica humana ou, na falta desta, do soro antirrábico no local do ferimento, tem por objetivo impedir o desenvolvimento e a progressão da doença.

O que é hidrofobia? A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.

A raiva, também conhecida como hidrofobia, é uma doença infecciosa aguda que leva à morte, causada por um vírus. É conhecida desde a Antigüidade, quando era atribuída a fenômenos sobrenaturais.

Hidrofobia é o medo da água.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.

Uma brisa leve ou uma tentativa de beber água podem desencadear os espasmos. Consequentemente, quem sofre de raiva não consegue beber. Por esse motivo, a doença recebe, por vezes, o nome de hidrofobia (medo da água).

A raiva apresenta três ciclos de transmissão: – urbano: representado principalmente por cães e gatos; – rural: representado por animais de produção, como: bovinos, eqüinos, suínos, caprinos; – silvestre: representado por raposas, guaxinins, primatas e, principalmente, morcegos.

O teste para saber se você sofre de tripofobia consiste, essencialmente, na exposição a imagens de aglomerados de círculos, furos e buracos. É a intensidade de suas reações que sugere o indício da fobia.

A talassofobia não possui uma causa específica, mas parece ser mais frequente quando se viveu algum trauma relacionado com o mar como afogamento ou acidentes marítimos, ou por se ter presenciado reações de medo ou pânico de outras pessoas nestas situações.

Uma pessoa com talassofobia experimenta sentimentos de medo e ansiedade em relação ao mar, a animais que remetem ao oceano ou a outra grande massa de água, sem motivo aparente. O medo pode aparecer em diversas situações, ao visitar praias, velejar ou simplesmente estar perto do oceano.

A psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Renata Borja destaca que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse. A primeira tem relação com fatores genético-biológicos, hábitos, histórico pessoal, cultural, religioso e crenças.