O que é hiato dos adutores?

Perguntado por: vbarreto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

O hiato dos adutores é uma abertura na inserção aponeurótica distal do músculo adutor magno, próximo ao epicôndilo medial. No hiato, há passagem da artéria e veia femoral do compartimento anterior para a fossa poplítea.

Os adutores são um conjunto de cinco músculos que se estendem pela face interna da coxa, desde a virilha até o joelho, sendo eles: pectíneo; músculo adutor curto e adutor longo (que vão desde a pélvis até ao fêmur); adutor magno; e gracilis, que vai desde a pélvis até à face interna do joelho.

A principal ação do grupo de músculos adutores é aduzir a coxa na articulação do quadril. O músculo adutor longo também participa na rotação externa/lateral e flexão da coxa.

O esôfago fica acima desse músculo e o estômago fica abaixo dele. Existe uma abertura chamada de hiato, ou hiato esofagiano do diafragma, nome recebido porque é por ali que o esôfago passa. O esôfago é um órgão em formato tubular que se junta ao estômago servindo como passagem para o alimento.

Também conhecida como hérnia do hiato esofágico, a hérnia de hiato é uma doença que pode causar fortes dores no corpo do paciente, principalmente na região de seu peito.

Deitado de lado em um colchonete, mantenha a perna mais próxima do solo estendida e a frente, flexione a outra perna. Realize o movimento com a perna estendida, subindo e descendo em velocidade moderada. Segundo o professor, também é possível fazer o fortalecimento básico dos adutores em casa.

Os músculos “adutores” são os músculos da parte interna da coxa que se fixam do osso púbico ao joelho interno, que executam o movimento de fechar as pernas, cruzar as pernas, balançar o joelho e a perna de um lado para o outro na frente do corpo, como rematar uma bola de futebol com a parte interna do pé.

Como é diagnosticado a lesão no músculo adutor da coxa? História e exame físico são geralmente suficientes para estabelecer o diagnóstico. Os achados físicos incluem sensibilidade à palpação (toque), hematomas na parte interna da coxa e, às vezes, inchaço e calor sobre o local da lesão.

O adutor magno é o maior dos adutores do quadril, e possui forma de leque. Podemos dividi-lo em duas partes distintas: a parte adutora e a parte isquiotibial. A parte adutora faz parte do compartimento medial (adutor) da coxa, enquanto a parte isquiotibial pertence, funcionalmente, ao compartimento posterior da coxa.

8 exercícios para parte interna da coxa (adutores)

  1. Leg press. ...
  2. Agachamento sumô ...
  3. Ponte na bola. ...
  4. Adução de quadril na cadeira adutora. ...
  5. Afundo lateral. ...
  6. Adução com faixa elástica. ...
  7. Apertar bola entre as pernas. ...
  8. Adução de coxas no chão.

Assim, o fortalecimento dos adutores pode desempenhar um papel importante na redução da prevalência e da taxa de lesões na virilha em jogadores de futebol. Em estudos recentes, os padrões de activação muscular e de força em vários exercícios para os adutores da coxa foram analisados.

Cadeira adutora e cadeira abdutora
Geralmente, nas academias, o mesmo aparelho faz os dois exercícios, basta virar um apoio para fazer movimentos abrindo ou fechando as pernas. Você pode fazer 3 séries de 15 repetições na abdução (abrindo as pernas) e 15 repetições na adução (fechando as pernas).

O músculos que realizam o movimento de adução do quadril, ou seja, aproximar o membro inferior da ponto médio do corpo são o pectíneo, adutor curto, longo, grácil, magno e as fibras inferiores do glúteo máximo.

Ele tem um orifício por meio do qual passa o esôfago, órgão que começa no pescoço e leva a comida recém-engolida até o estômago. Esse orifício foi batizado de hiato, ou, para os mais técnicos, hiato esofagiano.

A hérnia de hiato é a projeção de uma porção do estômago para a parte de cima do músculo diafragma, que faz a separação do tórax e do abdômen. Ela pode ser classificada como hérnia por deslizamento ou hérnia paraesofágica.

Os sintomas mais recorrentes são os incômodos causados pelo refluxo gastroesofágico, que é a principal queixa dos pacientes que são diagnosticados com hérnia de hiato. Nesta situação o ácido estomacal volta para o esôfago causando queimação e dor.

Acho importante dizer que Hérnia de hiato não significa doença do refluxo. Você pode ter a primeira e não ter a segunda. Elas se tornam perigosas quando o tamanho passa a comprimir as estruturas do tórax ou provoca sintomas muito intensos.

As hérnias da parede abdominal não “estouram”. As complicações que podem ocorrer são chamadas de estrangulamento e encarceramento das hérnias, que se não tratadas, evoluem para casos graves com risco de causar a morte de um paciente.

Gelo - deve aplicar gelo na região mais dolorosa. O gelo (frio) é fundamental para permitir a redução da inflamação e para aliviar a dor. Pode aplicar gelo caseiro, envolto numa toalha, ou numa fronha de almofada durante 15 minutos seguidos e parar para impedir queimaduras na pele.