O que é hiato acadêmico?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Em bom português, hiato educacional é nada mais, nada menos que defasagem. Numa situação ideal, o aluno completa o ciclo básico em 11 anos — oito de ensino fundamental e três de médio.

Encontro de duas vogais em sílabas opostas
De acordo com a linguística, é o encontro de duas vogais na palavra, mas na separação silábica elas ficam separadas. De acordo com a reforma ortográfica não se acentua mais o hiato oo(s) no final das palavras. Exemplo: voo(s), perdoo, abençoo.

HIATO – é o encontro vocálico de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes.

O hiato ocorre quando duas vogais que, estando juntas numa palavra, separam-se na separação silábica. "Coelho" (co-e-lho) é um exemplo de hiato. As vogais "o" e "e", apesar de estarem juntas na palavra, ficam em sílabas diferentes na separação silábica.

O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".

Em um comunicado divulgado em 17 de outubro, a gravadora da banda, Big Hit Music, anunciou que o BTS – composto pelos membros RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook – estará no hiato até 2025, enquanto cumprem deveres militares em sua terra natal, a Coreia do Sul.

Hiato é o encontro vocálico em que duas vogais aparecem juntas numa palavra, mas ficam em sílabas diferentes quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: raiz (ra-iz), Saara (Sa-a-ra), país (pa-ís).

Em junho deste ano, os membros do BTS confirmaram que o grupo vai entrar em hiato por um tempo. A finalidade desse "tempo" é para que cada um possa trabalhar em projetos solo. O anúncio foi feito durante a transmissão da celebração dos nove anos do grupo, através do YouTube.

Dá-se o nome de hiato ao encontro vocálico, ao agrupamento ou à sucessão imediata de duas vogais, cada uma numa sílaba diferente, e que são pronunciadas, por isso, em dois esforços de voz. Vejamos alguns exemplos: “afia” (a-fi-a); “caos” (ca-os); “saída” (sa-í-da); “juízo” (ju-í-zo); “cooperativa” (co-o-pe-ra-ti-va).

Hiatos encontram-se em duas sílabas diferentes, havendo nelas o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos diferentes. Exemplos: podia (po-di-a), cruel (cru-el), frear (fre-ar), hiato (hi-a-to), meeiro (me-eiro), lagoa (la-go-a).

Não é um ditongo porque representa o encontro de duas vogais na mesma sílaba.

Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Qual a importância do hiato? O hiato é importante para a correta pronúncia de palavras em português. Quando há um hiato, as vogais devem ser pronunciadas separadamente, o que pode alterar o sentido da palavra se não for feito corretamente.

Os hiatos nunca permanecem na mesma sílaba. Ocorre sempre a separação das duas vogais em sílabas distintas: saída (sa-í-da); saúde (sa-ú-de);

A intervenção costuma durar entre 1 e 2 horas e requer o uso de anestesia geral. Em geral, a cirurgia de hérnia de hiato costuma ser razoavelmente simples e, se feita por videolaparoscopia ou robótica, é pouco invasiva.

E duplo ditongo? Os chamados "falsos hiatos" ocorrem quando há uma sequência de vogal, semivogal e vogal, como nos grupos aia, eia, oia, aie, eie, oie, uie, aio, eio, oio, uio, uiu, aua, aue. Por exemplo: samambaia, feia, boia, imbuia, etc.

Hiatos. Acentuam-se as letras –i e –u desde sejam a segunda vogal tônica de um hiato e estejam sozinhas ou seguidas de –s na sílaba: caí (ca-í), país (pa-ís), baú (ba-ú) e etc.

São as vogais i e u (orais ou nasais) quando, juntas a uma vogal, formam uma sílaba. Assim, quando não formarem a mesma sílaba, o encontro entre as vogais resultará em um hiato no momento da separação silábica. Veja a comparação entre as palavras a seguir: Não pare agora...

Dia tem duas sílabas: di-a. Na translineação, como a palavra é muito pequena, evita-se separar o a da sílaba di-. Note-se que neste caso, mesmo na pronúncia mais rápida, não se forma ditongo.

O hiato do BTS se tornou pauta em 14 de junho do ano passado, depois do grupo lançar a coletânea “PROOF” e uma série de conteúdos especiais. De acordo com os membros, a ideia permitiria que cada um pudesse focar em projetos solo – mas todos garantiram que não seria o fim do septeto.