O que é heterótrofos é autótrofos?

Perguntado por: ogalvao3 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Resumindo: Seres autotróficos: produzem seu próprio alimento. Seres heterotróficos: não produzem seu próprio alimento.

Heterótrofos são os seres vivos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento e por isso necessitam ingerir ou absorver moléculas orgânicas pré-formadas de outros seres vivos, para obtenção de energia e síntese das biomoléculas de que necessitam.

Os seres heterótrofos são organismos que precisam consumir outros seres vivos ou substâncias orgânicas para obter energia e nutrientes para a sua sobrevivência. Eles são encontrados em todos os domínios da vida, incluindo animais, fungos, protistas e algumas bactérias.

Os seres autotróficos (do grego autós, “ de si mesmo”, e trophos, “alimentador”) são capazes de sintetizar seu próprio alimento a partir de material inorgânico. Os processos utilizados por esses seres vivos para realizar essa transformação são a fotossíntese e a quimiossíntese.

São exemplos de seres autotróficos as plantas, algas e algumas bactérias. Esses seres também podem ser chamados de produtores, pois são eles que fornecem a energia para os outros seres vivos.

Ouça este artigo: Os seres autótrofos são organismos capazes de produzir seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas do ambiente, como água, dióxido de carbono e luz solar.

Diferentemente da hipótese autotrófica, que afirma que os primeiros organismos vivos eram seres quimiossintetizantes, a hipótese heterotrófica diz que os primeiros seres vivos absorviam moléculas orgânicas simples que estavam disponíveis nos oceanos primitivos, onde provavelmente a vida surgiu.

De acordo com a ciência, autotrofismo (ou nutrição autotrófica) é definido como a capacidade do ser vivo de sintetizar seu próprio alimento a partir de material inorgânico, praticada por um de dois mecanismos fundamentais: a fotossíntese ou a quimiossíntese.

As bactérias autotróficas classificam-se em quimiossintetizantes (retiram energia de compostos inorgânicos do ambiente) e fotossintetizantes (usam a energia da luz). Quanto à necessidade de gás oxigênio nos processos de obtenção de energia a partir de compostos orgânicos, as bactérias podem ser aeróbias ou anaeróbias.

A hipótese autotrófica afirma que os primeiros seres vivos que surgiram em nosso planeta eram capazes de produzir seu próprio alimento. Vivendo em um ambiente completamente hostil, esses seres teriam sido capazes de retirar do ambiente a energia necessária para a produção da matéria orgânica de que precisavam.

Os heterotróficos aproveitam fontes de carbono que fazem parte de outros organismos. Nas cadeias alimentares atuam como consumidores, dependendo direta ou indiretamente dos seres autotróficos.

ASSIM, OS SERES AUTÓTROFOS SÃO CHAMADOS NA CADEIA ALIMENTAR DE PRODUTORES. AUTÓTROFO = SERES QUE PRODUZEM SEU PRÓPRIO ALIMENTO NÍVEL TRÓFICO NA CADEIA ALIMENTAR = PRODUTORES QUEM = PLANTAS, ALGAS, PLÂNCTONS E ALGUMAS BACTÉRIAS.

OS SERES DECOMPOSITORES
Existem, no ambiente, certos fungos e bactérias que se alimentam dos restos ou do cadáver dos seres produtores e consumidores. Esses fungos e bactérias realizam a decomposição dos seres mortos e são chamados de decompositores.

Produtores são organismos autótrofos capazes de produzir matéria orgânica a partir de moléculas inorgânicas simples. Os organismos fotossintetizantes são autótrofos e os organismos quimiossintetizantes são considerados heterótrofos.

Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos. São exemplos de produtores as plantas e o fitoplâncton.

Autotróficos: Organismos capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou quimiossíntese. Exemplo: plantas. Heterotróficos: Organismos que se alimentam de outros seres vivos.

Seres autótrofos ou autotróficos são aqueles que possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento. Não significa que fabriquem frutos e depois os comam, por exemplo, mas é um conceito mais abstrato, que trata sobre a produção de matéria orgânica.

Produtores: Organismos capazes de produzir seu alimento, ou seja, seres autotróficos. Eles são sempre encontrados no início da cadeia trófica e, normalmente, são representados por organismos fotossintetizantes, como as plantas e as algas.

Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares que se entrecruzam na natureza e extrapolam as possibilidades definidas pelo conceito de cadeia alimentar. Assim, elas refletem melhor as relações tróficas entre os produtores, consumidores e decompositores em um ecossistema.

Os 3 níveis tróficos
Por isso, existem três papeis que um ser vivo pode cumprir dentro da cadeira alimentar de acordo com sua forma nutricional que dão nome aos níveis tróficos: produtor, consumidor e decompositor.