O que é herança de santo?

Perguntado por: esales . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4 / 5 19 votos

Essa linhagem tem como característica a “herança” de orixás, ou seja, os santos de cabeça dos familiares são passados, de maneira direta, para os descendentes (como no caso de Leila, relatado anteriormente).

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

A iniciação ou feitura “faz” a pessoa como filha de um santo e faz o santo ou orixá individual de quem ela é filha. A partir daí, ambos, a filha de santo e o seu orixá individual, ingressam em uma trajetória de crescimento e maturação que lhes permite ascender na hierarquia da casa.

Oxalá é Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares.

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.

A princípio, não há certo ou errado nisso, pois cada Terreiro determina como deve ser essa questão. Algumas Casas deixam as coisas mais fluídas, sem nenhum tipo de regra. Outras, ao contrário, proíbem taxativamente qualquer tipo de relacionamento amoroso.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.

"Todos os que morrem em estado de graça – isso é, que não têm grandes pecados – entram na comunhão dos santos. A canonização é um processo no qual é reconhecido que uma pessoa, mediante feitos reconhecidos, pertence a essa comunhão", explica Ribeiro Neto.

O que significa BOLAR NO SANTO? O ato de BOLAR é uma das primeiras manifestações de um Orixá em uma pessoa, ainda no estado bruto, ou seja, que ainda não passou pelos rituais da iniciação, que acontece de forma abrupta e sem qualquer tipo de previsão ou apontamento para o fato.

Abian: uma iniciação religiosa e social
A junção destas duas palavras formou o termo abian, que quer dizer “aquele que começa um novo caminho”. Ou seja, o abian é aquele que está começando um novo caminho, uma nova vida espiritual.

Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...

Nessa perspectiva, para se tornar um pai ou uma mãe-de-santo, seria preciso passar por uma trajetória hierárquica específica, que compreende, necessariamente, a condição de iaô.

Ser rombono significa ser aquele que deu início, ou seja, o primeiro abiyan iniciado ao nosso culto por um Babalorixá/Yalorixá, tornando-se o seu primeiro Yawo. Rombono NÃO é um cargo! É apenas a condição de ser o primeiro filho.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Xangô

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).

# OGUM > Filho de Oxalá com Iemanjá, tem personalidade de guerreiro, furioso e vingativo, mas nas questões amorosas é sensual e aconchegante. No sincretismo é representado por São Jorge. # OXÓSSI > É o grande patrono do Candomblé brasileiro.

Ogum incorporado em terreiro de candomblé na cidade de Salvador, na Bahia. Embora não seja um orixá agrícola, Ogum tem uma conexão com o plantio e a colheita, porque foi ele quem fez as primeiras ferramentas utilizadas na agricultura, como a enxada e a foice.

Omolu é o orixá da saúde, da doença e da morte. Anda sempre envolto em um manto de palha-da-costa que o cobre dos pés à cabeça, visando a ocultar as deformidades em seu corpo. Foram estas mesmas deformidades que o levaram a ser abandonado por sua mãe, Nanã, quando ainda bebê.