O que é Hemoventriculo?

Perguntado por: lbarreto5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A hemorragia intracraniana espontânea é a causa mais comum de sangramento intracraniano não traumático, seguida por hemorragia subaracnoide e hemoventrículo (não traumáticos). É uma forma grave de acidente vascular encefálico (AVE), de difícil tratamento e que afeta cerca de 2 milhões de pessoas por ano no mundo.

O diagnóstico do AVC hemorrágico é feito por um exame de imagem (tomografia ou ressonância) e, segundo a Dra. Márcia, o socorro imediato é fundamental para o tratamento. “Quanto mais rápida a chegada ao hospital, menor o risco de grandes sequelas.

Neste caso, o paciente ignora objetos colocados no lado afetado, tendendo a desviar a atenção visual e auditiva para o lado normal, em detrimento do afetado. Aos sintomas do acidente vascular hemorrágico intracerebral podem-se acrescer náuseas, vômito, confusão mental e, até mesmo, perda de consciência.

Arteriais – o sangue é vermelho vivo e sai em jato forte, rápida e intermitentemente. É o tipo mais perigoso de hemorragia.

Angioressonância Magnética (Angio RM)
Avalia com precisão o fluxo e morfologia dos grandes vasos intracranianos. Deve ser o método de escolha não invasivo para o rastreamento dos aneurismas cerebrais.

Uma hemorragia cerebral é perigosa e precisa ser tratada imediatamente antes que ocorram mais danos cerebrais. Aprenda como identificar um aneurisma e perceber os sinais de que ele pode estar ocorrendo.

O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes).

A recuperação pós AVC geralmente leva tempo e o progresso pode ser lento e longo, pois em determinados casos o individuo precisa reaprender a caminhar, falar, ler, escrever, alimentar-se, etc. Uma nova rotina se inicia neste momento, diferente da maneira como era o modo de vida antes do AVC.

Quais as chances de sobreviver a um AVC hemorrágico? De acordo com a Dra. Flávia, a mortalidade desse mal súbito é bem elevada e, no fim de 30 dias, varia entre 40% e 60%.

Ao longo dos anos, a faixa de pressão arterial identificada como favorecedora de AVC e problemas cardiovasculares foi reduzida. Agora, tudo o que está acima de 115 (ou 11,5, na leitura popular) pode aumentar os riscos.

No AVC hemorrágico, o sangramento ocorre em tecido cerebral, causando o aumento da pressão dentro do cérebro junto com edema e inchaço das estruturas locais, levando à lesão neurológica. A causa mais frequente dos hematomas intracerebrais é devido ao pico hipertensivo não-controlado.

O acidente vascular cerebral mata as células do cérebro na área imediatamente afetada. Quando as células do cérebro morrem durante um AVC, a pessoa perde as habilidades controladas pela área do cérebro afetada. Tais habilidades podem incluir fala, movimento e memória.

AVC hemorrágico - acontece quando um vaso sanguíneo se rompe espontaneamente, causando um sangramento dentro do tecido cerebral. É o tipo de acidente vascular cerebral menos comum, mas que tende a ser mais grave.

Hemorragia nada mais é do que a perda excessiva de sangue pelo rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria. A hemorragia abundante e não controlada, pode levar à morte entre 3 e 5 minutos.

Hemorragia é a perda de sangue através de um corte ou ferida traumática, podendo acontecer também por motivos naturais (sangramento em nariz, ouvido, boca, ânus). As hemorragias ocorrem quando os vasos sanguíneos são rompidos.

O sangue de origem venosa possui menor pressão e é de tom vermelho escuro, por ser pobre em oxigênio. Sua perda é menos grave quando comparado ao arterial, contudo, a demora no atendimento, podem ter consequências fatais.

Aneurisma da aorta abdominal
Dos aneurismas da aorta, é o tipo mais comum. Ocorre na parte da aorta que atravessa o abdômen.

1) Controle a pressão arterial

  • Mantenha um peso ideal;
  • Adote uma alimentação saudável.
  • Faça exercícios físicos regulares;
  • Não fume;
  • Reduza o consumo de álcool;
  • Controle o estresse;
  • Não pare ou mude seu tratamento sem orientação médica.

Os aneurismas podem ser detectados em exames de imagem não-invasivos, como a Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética. Mesmo que esses exames tenham sido solicitados para investigar outras condições que não tem relação ao aneurisma, eles podem servir para detectá-los.

AVC: quando um coágulo de sangue ocorre no cérebro há grandes chances de um acidente vascular encefálico, ou derrame, ocorrer. Os sintomas de alerta são vários e incluem dificuldades para falar, visão embaçada, forte dor de cabeça, além de dor e dormência nas pernas e nos braços.

A pessoa que não deve, não pode ou não quer ser operada precisa manter controle rigoroso da pressão arterial, não fumar e evitar esforços físicos.

Continuar lendo