O que é hemoglobina ausente?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Quando a hemoglobina está baixa, a pessoa está com anemia, estado em que o corpo não recebe oxigênio suficiente, o que causa fadiga e fraqueza.

A hemoglobina na urina pode surgir em crianças, adultos e mesmo na gravidez, devido infeções nos rins, a presença de pedras nos rins ou doenças renais graves, como pielonefrite ou câncer, por exemplo. Por vezes, em simultâneo com a hemoglobinúria ocorre hematúria, que é a urina com sangue.

Diabetes e hipertensão arterial são condições sistêmicas em que o exame de urina pode indicar maior grau de severidade. Não há dúvidas de que essa dupla é mortal, e o número de mortes no mundo só aumenta: 50 milhões por ano. Na diabetes descompensada a glicose é detectada na urina.

Também normalmente ausentes na urina, podem indicar doença hepática (fígado) ou hemólise (destruição anormal das hemácias). A bilirrubina só costuma aparecer na urina quando os seus níveis sanguíneos ultrapassam 1,5 mg/dL. O urobilinogênio pode estar presente em pequenas quantidades sem isso ter relevância clínica.

O valor considerado normal para a presença de hemácias na urina é de 10.000 por mL ou 3 a 5 hemácias por campo.

Estes são os valores de referência esperados de uma amostra de urina:

  1. pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  2. Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias.

É a partir da detecção da causa das hemácias altas na urina que o médico determinará o tratamento. Em caso de infecções, por exemplo, haverá indicação de antibióticos. Já se houver pedras nos rins, será preciso removê-las, o que é feito na maioria das vezes por um pequeno procedimento cirúrgico.

Hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias que é responsável pelo transporte de oxigênio a partir dos pulmões até os mais diversos tecidos do organismo. Hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos e a responsável pela coloração vermelha do sangue.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Sempre que o resultado for “não reagente” nos documentos de exames, significa que o indivíduo não possui aquela doença, ou esta ainda não está desenvolvida em seu organismo naquele momento.

nome de dois géneros
2. Aquele que deixou o seu domicílio. Origem etimológica:latim absents, -entis.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas. Neste exame, a urina é inoculada em meio de cultura.

Sendo assim, os valores da hemoglobina glicada são interpretados da seguinte forma: 4,0 a 5,6%: resultado normal. Valor esperado para pessoas não diabéticas. Entre 5,7 e 6,4%: resultado anormal, que indica pré-diabetes, ou seja, elevado risco do paciente desenvolver diabetes a curto prazo.

Valores de hemoglobina entre homens exibiram média de 14,9 g/dL (13,0-16,9) e entre mulheres de 13,2 g/dL (11,5-14,9).

Na leitura do sedimento urinário, os leucócitos são considerados anormais em contagens acima de 10.000/mL, independentemente de sua morfologia.

Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre; Febre baixa e constante; Presença de sangue na urina em casos graves; Sensação de peso na bexiga.