O que é Hemocaterese onde ocorre?

Perguntado por: aaragao7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Em conjunto com o baço, o fígado exerce outra função importante na renovação sanguínea, a hemocaterese. A hemocaterese é o processo no qual as hemácias envelhecidas são destruídas por fagocitose e o ferro contido nas partículas de hemoglobina são liberadas de volta ao organismo.

Após o ciclo de vida, a destruição das hemácias acontece no fígado e no baço. Nesses locais, decorre a quebra das moléculas de hemoglobina e a liberação de aminoácidos e de ferro, os quais podem ser utilizados na fabricação de novas células sanguíneas.

A degradação do heme ocorre com a abertura do anel de tetrapirrol da porfirina pela ação da enzima heme oxigenase, onde há quebra da ponte metenil entre os pirróis I e II. Nesta reação ocorrem duas oxigenações e o NADPH, com seu poder redutor, libera Fe2+, CO e biliverdina, um pigmento verde.

Nas fases iniciais da vida do embrião a hematopoiese ocorre principalmente na vesícula vitelínica. Em seguida passa a acontecer no fígado fetal, e posteriormente se concentra predominantemente na medula óssea, onde continua até a vida adulta.

É responsável pela metabolização de diversas substâncias ingeridas, como medicamentos e alguns alimentos; Produz substratos necessários à manutenção da vida, como a vitamina K e fatores de coagulação; Diariamente 500 a 900 mL de bile são produzidos pelo fígado e concentrados na vesícula biliar.

As principais funções do baço são: Retenção de células mortas O baço é responsável por “filtrar” o nosso sangue (mas de uma maneira diferente da que é realizada pelos rins). O que acontece é que ele captura células velhas e as elimina, reciclando o tecido sanguíneo.

O baço é um órgão esponjoso e macio quase tão grande quanto o punho de uma pessoa que está localizado na parte superior esquerda do abdome, logo abaixo da caixa torácica. A artéria esplênica transporta o sangue proveniente do coração para o baço.

a) A produção de hemácias ocorre na medula óssea vermelha e sua remoção é feita pelo fígado e baço.

O baço é o maior órgão do sistema linfático. Ele produz linfócitos e substâncias que ajudam na defesa do organismo e na destruição de hemácias velhas.

Ela ocorre quando há uma ruptura das membranas celulares durante a coleta da amostra, no seu armazenamento e/ou transporte, ou seja, na fase pré-analítica.

Ao contrário da hemólise in vitro, que ocorre fora do corpo e não traz nenhum perigo ao paciente, a in vivo pode causar sérios problemas de saúde, como a anemia hemolítica. O rompimento pode ocorrer nos vasos sanguíneos (hemólise intravascular) ou em outro lugar do corpo (hemólise extravascular).

A hemólise nesse caso é causada por causa da pressão dentro do tubo, que faz com que a amostra “bata” no fundo, causando a quebra das células. Ao fazer essa transferência, é preciso abrir o tubo e fazer com que o sangue escorra pelas laterais do tubo. De forma lenta e suave.

A presença da hemoglobina na urina, também conhecida como hemoglobinúria, ocorre quando há destruição das hemácias do sangue, fazendo com que um de seus constituintes (hemoglobina) acabe sendo eliminado pela urina.

À medida que os anos avançam, ocorre uma substituição gordurosa na medula dos ossos longos até que, na idade adulta, somente os ossos da pelve (como o ilíaco), o esterno, os ossos do crânio, os arcos costais, vértebras e as epífises femorais e umerais são capazes de gerar células sanguíneas.