O que é HDR 600?

Perguntado por: evargas7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

DisplayHDR 600: possui imagens com qualidade de 10-bit verdadeiro, regulagem de contraste em tempo real com regulação local e pico de luminescência de 600 nits. DisplayHDR 1000: todos os requisitos do 600, mas com pico de luminescência de 1.000 nits e maior capacidade do preto verdadeiro.

HDR significa High Dynamic Range. Essa tecnologia é usada em TVs, monitores, celulares e câmeras para reproduzir maior gama de cores e nível de contraste, resultando em uma imagem mais realista.

Já o HDR10 é o formato suportado pelo Windows, com a matriz do monitor de 10bits e capacidade de brilho de até 1000nits.

4K é uma melhor versão da resolução HD, que exibe 4x mais pixels do que a resolução FullHD. Sendo assim, ela conta com 3840 x 2160 pixels. O HDR significa, em tradução para português, alto alcance dinâmico. É um recurso que visa melhorar a qualidade das imagens em HD.

A tecnologia HDR, de High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico, em português) permite reprodução de conteúdo com maior fidelidade de cor e contraste. O valor do alcance dinâmico, medido em nits, estabelece a diferença de brilho entre o ponto mais escuro e o mais claro que uma tela pode reproduzir.

Se o 4K diz respeito à resolução de imagem, o HDR (High Dynamic Range) diz respeito à cor, ao contraste e à luminosidade. Com 4K HDR, as imagens de televisão oferecem uma variedade de cor mais alargada, com uma luminosidade otimizada e uma gradação de cor mais subtil entre o preto e o branco.

HDR (Alto Alcance Dinâmico)
O intervalo dinâmico visual se refere às diferenças entre as informações mais escuras e brilhantes que um jogo pode exibir. Como sugerido pelo termo HDR, ou alto alcance dinâmico, alguns jogos oferecem mais escuridão e brilho dependendo da tela em que são exibidos.

Enquanto as duas primeiras se referem a um padrão de resolução das telas das imagens, superior ao Full HD (chamado também de altíssima definição), o HDR é uma tecnologia que diz respeito às cores e balanceamentos de tons das imagens. Ou seja: uma TV que tem HDR pode não ser 4K - e vice-versa.

A primeira geração de HDR utilizava 8 bits de profundidade de cor. Na prática, cada uma das três cores básicas RGB (vermelho, verde e azul) possui 28 valores possíveis, um total de 256 cores por canal. Considerando as 3 cores temos, portanto, 256³, o que totaliza 16.777.216 cores possíveis.

A sigla HDR significa “High Dynamic Range”, que se traduzirmos ao pé da letra significa “alto alcance dinâmico”. De forma objetiva, o HDR é responsável pela quantidade de cores que cada pixel pode assumir.

Apesar do caráter mais restritivo na forma de distribuição, no papel, o Dolby Vision tem claras vantagens diante do HDR10: em tese, o formato suporta até 10.000 nits (unidade de medida para brilho), enquanto que o HDR10 vai até 1.000.

Selecione Configurações > Sistema > Monitor. Selecione uma tela compatível com HDR na parte superior da tela. Selecione Usar HDR. Selecione Opções de bateria, e depois selecione a caixa de seleção Permitir jogos, vídeos e aplicativos HDR com a energia da bateria ou Permitir streaming de vídeo HDR na bateria.

Para descobrir se a tela tem certificação HDR, visite o site do fabricante do dispositivo.

Se você busca um produto com maior custo-benefício, a TV QLED pode ser mais atrativa, já que costuma ser mais barata e tem uma tela mais durável. Já pra quem faz questão de imagens mais realistas e cenas com maior contraste, deve procurar os televisores OLED.

Uma tela Full HD é aquela com uma resolução de 1920×1080 pixels, ou seja, estamos lidando aqui com um painel com mais de 2 milhões de pixels.

O que é melhor: QLED ou UHD? O QLED é superior porque, enquanto a UHD Crystal se aproxima da qualidade 4K usando LEDs convencionais como luz de fundo, as TVs QLED combinam o LCD com uma camada de pontos quânticos, oferecendo imagens com cores mais vibrantes e no brilho ideal.