O que é HDP na fisioterapia?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

História da doença pregressa (HDP): resumo completo de doenças e cirurgias a que o paciente foi submetido.

Hemodiálise (HD) é um tipo de diálise que filtra seu sangue fora de seu corpo utilizando uma máquina e um dialisador, que é como um filtro que atua como um rim artificial. Durante a hemodiálise (HD), a máquina de diálise remove uma pequena quantidade de seu sangue do seu corpo através de uma agulha ou cateter.

Principais etapas da anamnese

  • 3.1. Identificação.
  • 3.2. Queixa Principal.
  • 3.3. História da doença atual.
  • 3.4. História da doença pregressa.
  • 3.5. Interrogatório sintomatológico.
  • 3.6. Antecedentes pessoais, familiares, hábitos e condição socioeconômica.

Como montar um histórico eficiente?

  1. nome;
  2. idade;
  3. sexo;
  4. profissão;
  5. endereço;
  6. telefone de contato;
  7. outras informações de contato, como e-mail, WhatsApp, telefone de familiares etc.

Antecedentes familiares (AF)
Deve-se investigar o estado de saúde dos pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos, em especial sobre doenças como diabetes, hipertensão arterial, câncer, alergias, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, dislipidemias, úlcera péptica, colelitíase e varizes.

Alguns fisioterapeutas brasileiros usam a abreviação Ft. (fisioterapeuta) transcrita dos fisioterapeutas portugueses e originada do molde PT (physiotherapeutic) dos norte-americanos ao invés de usar o título Dr. A abreviatura FT.

Na HDA varicosa, utiliza-se no tratamento medicamentoso de substância que diminui a pressão nas varizes do esôfago e estômago (somatostatina, octreotide e terlipressina). O tratamento endoscópico é fundamental para o paciente e tem como objetivo parar o sangramento e, principalmente, reduzir a taxa de ressangramento.

O que perguntar sobre dor no geral?

  1. Queimação – Ex: úlcera péptica.
  2. Pontada – Ex: pleurite.
  3. Pulsátil – Ex: cefaleia vascular.
  4. Cólica – Ex: cólica ureteral.
  5. Constritiva – Ex: angina de peito.
  6. Surda – Ex: inespecífica.

Como fazer a anamnese fisioterapêutica corretamente

  1. Histórico de doenças do paciente;
  2. Histórico de doenças na família;
  3. Medicações que o paciente já usou ou continua usando;
  4. História sobre os hábitos, comportamentos e possíveis vícios.

Histórico de doença atual (HDA):
Depois de anotar a queixa principal do paciente, este é o momento de registrá-la usando os termos técnicos da sua área, pois o histórico de doença atual (HDA) é a parte mais importante da sua anamnese.

Após a anamnese é realizado o exame físico, onde se procuram os sinais e sintomas da doença. Costuma-se usar o termo HD (Hipótese Diagnóstica) na primeira anamnese colhida.

Face à importância de tal documento, decidiu-se que nele não deveria constar a figura da H.D. (hipótese diagnóstica), embora comum na área médica, ou seja, um diagnóstico baseado numa hipótese que poderá ou não ser confirmado.

Relembre quais são elas:

  • Identificação do paciente;
  • Queixa principal;
  • História da doença atual;
  • História familiar;
  • História pessoal;
  • Revisão por sistemas com entrevista objetiva.

Como fazer uma boa anamnese
Para começar, é preciso fazer uma identificação do perfil do paciente. Nela, observe desde a idade e o sexo até a ocupação e a residência. Também é necessário observar a queixa principal, o sintoma que motivou a busca pelo atendimento, e o HDA ou HMA, que é a história da doença atual.

Também são proibidas a retirada, a adulteração ou a destruição de qualquer documento do prontuário, assim como qualquer comentário verbal ou por meio eletrônico de dados sobre o paciente sem a sua autorização.

A Resolução CFM nº 1.638/2002 define o prontuário como o documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada.

O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...

Inspeção (visão, olfato) Palpação (tato) Percussão (tato e audição) Ausculta (audição)

MÉTODOS PROPEDÊUTICOS:inspeção, percussão, palpação e ausculta.

O exame físico abrangente envolve o uso de cinco habilidades: inspeção, palpação, percussão, ausculta e olfato. Durante o exame físico , o profissional utilizará quatro dos seus cinco sentidos: visão, tato, audição e olfato.