O que é HCO3 na gasometria?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A principal base avaliada na gasometria é o bicarbonato de sódio, sendo o bicarbonato Standard a principal representação da concentração dessa base para o nosso organismo.

HCO3 = 22 – 26 mEq/L.

Uma acidose é umprocesso que diminui o HCO3, ou aumenta o PaCO2, criando uma acidemia quando opH sérico se encontra abaixo de 7,36. A alcalose representa um processo comelevação do HCO3 e/ou diminuição da PaCO2, criando uma alcalemia quando o pHsérico se encontra acima de 7,44.

Uma elevação na concentração de bicarbonato plasmático pode se desenvolver devido à perda excessiva de íons de hidrogênio na urina ou do trato gastrointestinal, movimento de íons de hidrogênio para as células, administração de sais de bicarbonato (ou outros sais alcalinizantes, como acetato de sódio ou lactato), ou ...

O aumento da excreção ocorre em resposta a um aumento de pH (alcalose), enquanto na acidose, ocorre retenção. A faixa normal de bicarbonato fica entre 22 e 26 mEq/L.

A alcalose é uma excessiva alcalinidade sanguínea provocada por um excesso de bicarbonato no sangue ou pela perda de ácido no sangue (alcalose metabólica) ou por um baixo nível de dióxido de carbono no sangue decorrente de respiração rápida ou profunda (alcalose respiratória).

Quais as causas de alteração na gasometria? Como visto anteriormente, existem quatro tipos de alterações que podem ser visualizadas na gasometria. São elas: acidose metabólica, alcalose metabólica, acidose respiratória e alcalose respiratória.

Se a pCO2 estiver dentro da faixa esperada significa que está ocorrendo compensação. Assim, temos uma acidose metabólica COMPENSADA. Se estiver abaixo do valor mínimo esperado significa que está ocorrendo uma hiperventilação maior do que deveria e, por isso, existe também uma alcalose respiratória associada.

A primeira coisa que você fará ao pegar o resultado de uma gasometria na mão é olhar o pH. Como já vimos, ele deve estar entre 7,35 e 7,45. Valores abaixo desse intervalo indicam um sangue mais ácido; uma acidose.

A reposição com bicarbonato de sódio fica indicada na acidemia grave, com pH inferior a 7,10, ou inferior a 7,20, em pacientes com acidose lática com sepse e lesão renal aguda; atenção para os efeitos adversos – hipernatremia, sobrecarga volêmica, hipocalemia e hipocalcemia.

Alcalose metabólica: Causada por existir perda excessiva de substâncias ácidas e ganho excessivo de base. Alcalose respiratória: Acontece quando o nível de dióxido de carbono (CO2) está baixo no sangue. Provocada por crises de ansiedade ou estresse.

O excesso de bases (BE) é um parâmetro que vem em conjunto com o HCO3 e juntamente com ele irá indicar um distúrbio metabólico. Seu valor normal é de -2 a +2 mEq/L. Se o BE está abaixo de -2 mEq/L, existe uma acidose metabólica. Logo, se estiver acima de +2 mEq/L, está informando uma alcalose metabólica.

A alcalose respiratória é definida como o pH maior que 7.45 com uma PaCO2 inferior a 35 mmHg. Ocorre quando o sistema respiratório elimina o CO2 mais rapidamente do que este é produzido. Ocorre por acúmulo de ácidos metabólicos ou perda de base.

Uma PCO2 elevada indica, usualmente, inadequada ventilação (Hipoventilação) e, consequentemente, acidose respiratória. O contrário, uma PCO2 diminuída indica excessiva ventilação (Hiperventilação) e uma alcalose respiratória.

Ao reduzir o pH do sangue, a acidose metabólica pode acabar tornando a respiração mais rápida e profunda, visto que o corpo passa a tentar liberar o excesso de ácido. Além disso, outra característica da condição é a sobrecarga dos rins, que precisam liberar urina com mais ácido.

Tratamento da alcalose respiratória
Isso pode ser feito através da respiração em um saco de papel ou o uso de técnicas de respiração controlada. Nos casos mais graves ou em pacientes com doenças pulmonares subjacentes, o tratamento pode incluir o uso de medicamentos para ajudar a controlar a respiração.

Para o sangue arterial, o intervalo de referência para pH é entre 7,35 e 7,45. Valores menores que 7,35 indicam um quadro de acidose e valores maiores que 7,45 indicam um quadro de alcalose.