O que é Haplobionte?

Perguntado por: dboaventura . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os ciclos chamados de haplobiontes (do grego haplo, simples, único, e bionte, organismo) são aqueles em que há apenas um tipo de indivíduo adulto.

Este ciclo de vida ocorre na maioria das algas e sua principal característica é a alternância de gerações, onde alterna uma fase haplóide produtora de gametas e uma diplóide, produtora de esporos.

Os seres humanos passam por 4 fases na vida, que são: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Elas ocorrem dentro do ciclo da vida que possui dois grandes eventos: o nascimento e a morte. Cada uma delas ocorre na espécie humana a partir de uma idade específica, embora não seja igual para todos.

A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies.

Uma das células do grão de pólen, a célula generativa, se divide por mitose, formando os dois gametas masculinos. Essas células penetram no tubo polínico e uma delas fecunda a oosfera, originando o zigoto, enquanto a outra se degenera. O zigoto se desenvolve no embrião, que permanece no interior do megagametófito.

O esporófito tem como função principal a produção de esporos, estruturas haplóides que são consideradas células reprodutivas e que, a partir delas, é possível formar o gametófito, outra estrutura presente nos indivíduos com alternância de gerações, que é responsável pela produção de gametas (estruturas haplóides).

Significado de Diplobionte
substantivo masculino [Biologia] Organismo cujo ciclo de vida é formado por duas fases, sendo uma haploide e outra diploide; haplodiplobionte.

Células haploides (n) são aquelas que possuem apenas um conjunto cromossômico. O processo responsável por formar células com metade do número de cromossomos de uma espécie é a meiose.

Um diplobionte, é um organismo em que existe alternância de gerações entre indivíduos diploides, que produzem esporos haploides, o esporófito, e o gametófito haploide. Este tipo de ciclo de vida é típico nas plantas vasculares e em algumas algas, em que o esporófito e o gametófito têm a sua individualidade.

A diferença entre esporos e gametas é que os esporos podem se dividir diretamente por mitose e dar origem a um novo indivíduo, já os gametas só podem sofrer mitose após a fusão com outro gameta. Em algumas algas, as formas haploides e diploides são morfologicamente iguais.

É importante lembrar que a meiose pode ser de três tipos: gamética, zigótica e espórica, dependendo da fase do ciclo de vida do organismo em que ocorre.

A principal diferença entre elas se deve ao número de cromossomos que cada célula é composta. As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n). O gameta masculino (espermatozoide) é um exemplo de célula haploide. Foto: Wikimedia Commons.

Fase da Primeira Infância Do nascimento até os 4 anos de idade. Fase Pré-escolar (período edipiano) Abrange dos 4 aos 6 anos de idade. Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) Dos 10 até os 18 anos.

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

O que é Vida:
Do latim “vita”, que se refere à vida. É o estado de atividade incessante comum aos seres organizados. É o período que decorre entre o nascimento e a morte . Por extensão vida é o tempo de existência ou funcionamento de alguma coisa.

As células haploides são aquelas que possuem apenas um conjunto de cromossomos, representado pela letra n. A reprodução das células haploides ocorre na meiose. É neste momento da divisão celular que as células diploides se dividem e formam as células haploides.