O que é H. pylori tem cura?

Perguntado por: ugaspar . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Pylori tem cura? Sim, existe cura definitiva com uso de bloqueador de bomba e antibióticos. O tratamento é feito com o uso de bloqueador de bomba, como Omeprazol, Lanzoprazol, Esomeprazol e Pantoprazol.

É indicado evitar a ingestão de café, chá preto, chá mate, chocolate, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, sucos artificiais e frutas ácidas, como laranja, limão e morango.

Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago. Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas. Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico.

A infecção por Helicobacter pylori (H. pylori) acontece quando a bactéria atinge o estômago, podendo causar graves complicações caso não seja identificada e tratada adequadamente. Muitas pessoas não percebem que estão infectados com H. pylori, uma vez que a maioria dos casos não apresentam sintomas significativos.

A presença do H. pylori é considerada fator associado (cofator) ao desenvolvimento de três patologias gastrintestinais: úlceras gástricas e duodenais (em 1% a 10% dos portadores), câncer de estômago (em 0,1% a 3%) e linfoma do tipo MALT, doença maligna que se instala em cerca de um paciente para cada 10 mil infectados.

H. Pylori: dor intensa no estômago é um dos sintomas da infecção por essa bactéria.

excesso de gases no estômago; arrotos frequentes; fezes muito escuras ou com sangue.

Quais sintomas ela provoca?

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

A raiz de alcaçuz é um remédio natural comum para úlceras de estômago e também ajuda a combater o H. pylori. De acordo com um estudo, a raiz não mata diretamente as bactérias, mas ajuda a evitar que elas grudem nas paredes das nossas células.

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico.

No tratamento da H. Pylori é importante realizar uma alimentação equilibrada, além da medicação prescrita. O ovo é uma fonte de proteínas e outros nutrientes e, quando cozido, não trará prejuízo.

“É possível eliminá-la com o tratamento medicamentoso a base de antibióticos e medicamentos inibidores da bomba de prótons, utilizados de forma contínua por 14 dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. De acordo com o especialista, a primeira opção de tratamento consegue eliminar totalmente a H.

O alecrim é outro potente antibiótico natural. Ele possui intensa atividade bactericida, além de propriedades antivirais. O chá de alecrim ajuda a combater os germes que podem invadir o organismo e causar infecções.

Exames de histologia, teste respiratório com ureia marcada, teste de antígeno fecal e sorologia também são indicados para a detecção da bactéria. Normalmente, o tratamento envolve a prescrição de antibióticos e, após isso, é realizado um novo exame para verificar se a bactéria foi mesmo eliminada.

A transmissão da bactéria H. pylori se dá por meio da saliva, água ou alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas. Geralmente, isso ocorre em locais onde o saneamento básico é deficiente e os cuidados com higiene pessoal e dos alimentos são insuficientes.

Outros fatores de risco
Uma alimentação com excesso de sal, embutidos, defumados, vegetais em conserva e produtos enlatados deve ser evitada. Também não é recomendável o consumo de alimentos guardados fora da geladeira ou mal conservados.

A doença afeta o estômago e o intestino, podendo causar sintomas como dores abdominais, náuseas, vômitos, perda de apetite e até complicações mais graves como úlceras gástricas e duodenais e câncer de estômago.

- A pesquisa de antígeno nas fezes é um método rápido, simples e não invasivo que, atualmente, é recomendado pelas Sociedades Europeia e Japonesa, por guidelines, como ferramenta útil tanto no diagnóstico como no controle da erradicação da infecção por H. pylori.

A bactéria H. pylori é diagnosticada por exame de endoscopia.

Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. Outras bactérias e vírus também podem causar infecções que levam à gastrite.