O que é gueto gíria?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Região controlada pela violência comandada por um grupo autoritario, pode ser encontrado movimentos como: gangues, torcidas organizadas, traficantes, ladrões entre outros. O gueto é como um favela com capacidades unicas que as diferem de uma favela comum.

Cunhado por derivação do italiano giudecca, borghetto ou gietto (ou do alemão gitter ou do hebreu talmúdico get, de etimologia controversa), a palavra "gueto" inicialmente se referia à consignação forçada de judeus a distritos especiais por parte de autoridades políticas e religiosas da cidade.

1Durante a Segunda Guerra Mundial, os guetos isolavam os judeus, separando-os não só das comunidades envolventes mas também de outros grupos judaicos.

Guetos são um espaço homogêneo, onde há só um tipo de população. É uma cidade separada dentro da cidade. As favelas vivem uma relação simbiótica com a cidade, não são totalmente separadas.

Exemplo de uso da palavra 011: Indicar a cidade que a pessoa mora pelo DDD, no caso São Paulo.

ghetto {substantivo}
gueto {m.}

Gueto de Varsóvia

O Gueto de Varsóvia foi o maior gueto judaico estabelecido pela Alemanha Nazista na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial.

A Vida nos Guetos A vida nos guetos era insuportável. Havia superpopulação, e várias famílias eram obrigadas a dividir uma mesma residência. Os sistemas de esgoto eram destruídos pelos nazistas, e os dejetos humanos tinham que ser jogados nas ruas juntamente com o lixo. Não havia comida, as pessoas viviam famintas.

gueto {masculino}
ghetto {subst.} Nasci num gueto escocês presbiteriano no Canadá, e desisti do liceu. expand_more I was born in a Scots Presbyterian ghetto in Canada, and dropped out of high school.

Eram nesses espaços que publicações homossexuais circulavam. Elas serviram de referência numa fase inicial de organização. “Gueto era um nome que já usávamos para boates frequentadas por gays, lésbicas e travestis.

Em 1946, o Congresso Mundial Judeu apontou 5.978.000, sendo 1,5 milhão na URSS. Hilberg estudou toda a papelada administrativa do terror para chegar aos 5,1 milhões, divididos assim: campos de extermínio, mais de 3.000.000 de mortos; fuzilamentos pelos Einsatzgruppen, 1.300.000, e guetos e escassez, 800.000.

Entre 1941 e 1943, havia cerca de 100 grupos judeus agindo como movimentos secretos de resistência. A tentativa mais lembrada, dentre as lutas judaicas pela libertação contra um inimigo muito mais poderoso, foi a corajosa revolta armada ocorrida no gueto de Varsóvia, conhecida como "O Levante do Gueto de Varsóvia".

Favela é uma área degradada de uma cidade, caracterizada por moradias precárias, miséria e falta de segurança de posse, de acordo com a definição do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat).

O que é favela? Segundo a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), favela é um conjunto de domicílios com, no mínimo, 51 unidades, que ocupa, de maneira desordenada e densa, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) e que não possui acesso a serviços públicos essenciais.

“Jack” é gíria para estuprador, usada por detentos dentro de presídios. De acordo com a Polícia Civil, o homem ferido não possui antecedentes criminais.

Na gíria do Sistema Penitenciário encontramos metáforas como areia (açúcar), botinha (cigarro com filtro), corneta (canudo para aspirar cocaína), giz (cigarro), dragão (isqueiro), falante (rádio), pavão (televisão), papagaio (rádio), pá (colher), agá (fingir algo), entre muitas outras.

PVD ou PVT
Ambas as siglas significam “privado”, sendo que PVD é a abreviação em português e PVT vem do inglês private. Se uma pessoa escreve “manda pvd”, é para mandar uma mensagem pelo Direct Message do Instagram.

Por meio desse procedimento, o gueto revela-se como um dispositivo sócio-organizador composto de quatro elementos (estigma, limite, confinamento espacial e encapsulamento institucional) que emprega o espaço para reconciliar seus dois propósitos contraditórios: exploração econômica e ostracismo social.