O que é guarnição em um cardápio?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Apesar de respostas que variam, podemos dizer que a guarnição é o alimento preparado especialmente para acompanhar o prato principal, com a função de equilibrar sabores, criar um contraste no paladar e também incrementar visualmente a montagem do prato.

O que são guarnições
Ela é um tipo de moldura de borracha usada para a vedação, isolamento e o acabamento de portas, janelas e máquinas. Além destas finalidades, são usadas no amortecimento dos impactos e vibrações das máquinas. Por isso são tão utilizadas pelas indústrias.

A guarnição de porta é a moldura que fica em torno dela. Essa é uma peça que se encaixa entre a parede e o batente, recobrindo a parte externa da alvenaria. Dessa maneira, ela melhora o acabamento e esconde possíveis irregularidades entre a porta e a parede.

O que é prato principal? Diferentemente da entrada, que tem como finalidade abrir o apetite, o prato principal está totalmente focado em saciar a fome e o apetite das pessoas. Não à toa, o prato principal é o que contém as maiores porções, assim como também é o que possui as receitas mais saborosas e guarnecidas.

A expressão francesa à la carte significa “como está no cardápio”. É uma das maneiras mais clássicas de servir em um estabelecimento do ramo alimentício. A ideia é que os alimentos e as bebidas estejam listados no cardápio, ao lado dos respectivos preços.

A forma [guarnições]é [feminino plural de guarnição] .

São consideradas guarnições especiais as situadas em locais de condições de vida precária. Parágrafo único. De acordo com o grau de precariedade, por decreto, as guarnições especiais serão classificadas em duas categorias. Art.

Guarnição é a borracha que protege as peças metálicas e faz o encaixe entre as portas e a carroceria do carro. Ao contrário do que se pode pensar, somente a espessura destas borrachas não determina a qualidade de vedação das portas.

A principal função das gaxetas é impedir o vazamento de líquidos ou gases. Ao selarem os sistemas, elas garantem que óleo, graxa ou gases não escapem, prevenindo gotejamentos e perda de pressão.

Sendo assim, o arroz quando servido em um potinho à parte é acompanhamento. Já a salada que compõe a refeição, servida no mesmo prato da proteína, é chamada de guarnição.

Quais as medidas da Guarnição
Entretanto, existe um padrão a ser obedecido, a partir de um consenso que se criou no mercado sobre as dimensões das portas. De acordo com o padrão 2,10m de altura por 82cm de largura, essas são as medidas de guarnição mais comuns: 4 peças de 220x6x1,2cm e 2 peças de 100x6x1,2cm.

Acerte no tamanho dos itens
Para você ter uma ideia dessa relação, saiba que, em geral, as guarnições orientam a medida do rodapé. Elas são discretas e costumam ter entre 5 e 10cm. Já os rodapés podem variar mais.

A ordem do seu cardápio deve ser condizente com a ordem do restaurante todo. Comece pelas entradas, saladas, petiscos, refeições rápidas e então siga para pratos principais, refeições mais elaboradas, finalizando com sobremesas.

Planejamento horizontal de cardápios:

  • etapa: escolher o acompanhamento/guarnição deste prato,
  • etapa: depois selecionar todas as entradas frias/saladas;
  • etapa: entradas quentes e sopas.
  • etapa: por último incluir as sobremesas que irão compor aquele dia de cardápio.

Antepasto, cujo nome de origem italiana significa “antes do prato”, é um apanhado de iguarias comumente servido antes das refeições.

Como montar o seu cardápio semanal

  1. Defina a quantidade de pessoas e observe as suas restrições alimentares. ...
  2. Avalie o seu tempo disponível para cozinhar. ...
  3. Escolha as refeições de cada dia. ...
  4. Elabore o cardápio da semana. ...
  5. Vá às compras. ...
  6. Estabeleça uma rotina. ...
  7. Tire um dia para adiantar o processo. ...
  8. Mantenha sua despensa organizada.

O marmitex da casa, que é mais simples e leva frango todos os dias, é R$ 12. Já o marmitex standard, que tem carnes branca e vermelha, custa R$ 15.

Essas são fáceis. É a primeira sessão de um menu e são as opções para “entrar” na refeição. Nessa parte estão incluídos o couvert, o antepasto e o aperitivo. Cabe lembrar que as entradas abrangem pequenos pratos como polentas, porções mini de pratos principais e a gama é bem extensa.

As jantinhas - combinação de espetinho de carne acompanhado de arroz, feijão tropeiro, mandioca e vinagrete - são consideradas um "fenômeno" pela prefeitura municipal e estão espalhadas por vários cantos da cidade, atraindo cada vez mais pessoas interessadas em uma refeição rápida, barata e saborosa.

Há diversas opções: alface, agrião, rúcula, escarola, espinafre, brócolis, couve-flor, beterraba, pepino, tomate, rabanete, cenoura, chuchu, abobrinha e berinjela. Evite usar maionese ou temperos prontos, que adicionam gordura e sódio ao alimento. Prefira óleos vegetais, como o azeite de oliva, para temperar a salada.

Continuar lendo Qual é a guarnição?