O que é grau de risco 1 2 3 4?

Perguntado por: emonteiro3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Grau de risco é uma escala numérica de 1 a 4 definida pela NR4 para avaliar a intensidade de riscos as quais os trabalhadores de cada tipo de empresa estão expostos. Esse valor serve para definir quais obrigações a empresa deve cumprir para estar em dia com as leis trabalhistas.

Grau 3: risco médio. No grau 3, aparecem as atividades em que o perigo aparece constantemente, ou seja, as chances de se deparar com situações indesejadas são maiores. Os cuidados a se adotar e as exigências legais a se seguir também aumentam.

Grau de Risco 4 – Risco Alto
Por fim, as empresas classificadas nesse patamar, como GR4, são as de risco alto, ou seja, seu ramo de atividade expõe os operários a riscos mais frequentes. Dos 4 graus de risco, esse é o que exige um maior número de obrigações legais relacionadas à saúde e segurança do trabalho.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Para saber o grau de risco de uma empresa, é necessário acessar com o CNPJ da empresa em questão no site da Receita Federal para ver a classificação, pois cada negócio possui um risco diferente, que é determinado pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Nível 2: Prioridade Um ou Laranja
Indica situações muito urgentes, com alto risco de evoluir para a morte do paciente. Trauma moderado e convulsões podem receber a classificação laranja, que requer atendimento rápido, em até 10 minutos.

Empresas classificadas nesse patamar como GR2, são as de risco baixo, ou seja, que seu ramo de atividade submete os funcionários a riscos moderados. Essas têm mais obrigações legais relacionadas à saúde e segurança do trabalho do que as empresas com Grau de Risco 1.

As empresas de grau de risco 1 e 2 são aquelas que apresentam menor risco de acidentes e doenças ocupacionais em relação às demais.

Você deve acessar o site da Receita Federal e então, inserir o seu CNPJ ali no quadro em branco; Agora, você poderá conferir o seu grau de risco correspondente.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

O Mapa de Riscos é uma representação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. É representado graficamente através de cores e círculos em tamanhos diferentes de acordo com a planta do ambiente analisado. Este local pode ser completo ou setorial.

Dependendo de suas características, os riscos ocupacionais podem ser divididos em químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

O mapa de riscos é elaborado pela CIPA, segundo a NR-5, item 5-16, alínea “o” (por determinação da Portaria nº 25 de 29/12/94) ouvidos os trabalhadores de todos os setores do estabelecimento e com a colaboração do SESMT, quando houver.

Esses riscos ocupacionais são classificados pela NR-9 em cinco tipos: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidente.

Grau de risco é uma avaliação em uma escala de 1 a 4 regulamentada pela NR04, qual a intensidade que colaboradores de uma empresa estão expostos a riscos. Essa escala é definida pela CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Para obtê-lo, basta verificar o CNPJ da empresa e acessar o site da Receita Federal. Depois de encontrar o CNAE, consulte o Quadro I da NR 4 (Norma Regulamentadora 4). Na tabela, você verá a denominação da atividade e o grau de risco correspondente a ela.