O que é gratidão pela vida?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Para a Psicologia, a gratidão é uma emoção positiva que envolve ser grato e agradecido aos acontecimentos da vida. Inclusive, essa emoção está associada a vários benefícios comprovados para a saúde mental e física.

Segundo alguns psicólogos, a gratidão ajuda as pessoas a ficarem menos ansiosas, depressivas e estressadas. Esse sentimento também é associado à felicidade, ou seja: pessoas mais gratas também são mais felizes. E para agradecer, não precisamos de grandes motivos: coisas simples podem nos fazer ser gratos todos os dias.

O que é ser grato a Deus
O reconhecimento e a satisfação do coração, expressos em palavras ou atitudes, manifestam a gratidão a Deus por todas as coisas e lhe conferem louvor por isso. Ser grato a Deus é identificar e declarar que Ele é soberano e bondoso. Ele tem poder sobre nossas vidas.

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.

Mantenha um diário de gratidão
É importante criar um registo físico das coisas pelas quais nos sentimos gratos. Crie o hábito de anotar todos os dias, durante pelo menos uma semana, três coisas pelas quais se sente grato nesse dia.

“Só há felicidade se não exigirmos nada do amanhã e aceitarmos do hoje, com gratidão, o que nos trouxer. A hora mágica chega sempre.” (Hermann Hesse) “A gratidão é a maior medida do caráter de uma pessoa.” (Augusto Branco) “A felicidade é não carecer de a termos.” (Sêneca)

Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.

Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro.

Diversas pesquisas científicas identificaram que quando sentimos gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro e isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo.

A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, pois nos leva a reconhecer e a valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós.

Eu Te agradeço por aquilo que o Senhor realizou na minha vida”. Nesta vida, nada mais nos cura do que ter um coração grato, um coração que louva e exalta, mas não adianta louvar e nem agradecer da boca para fora. O louvor vem do reconhecimento e do engrandecimento de Deus na nossa vida.

Colossenses 2:6-7 sugere aqui que a gratidão vem de estar enraizado e edificado em Jesus. Somos fortalecidos na fé e disso vem a gratidão.

Descreva o sentimento de gratidão por si mesmo.
Para começar, você pode ser grato pelo simples fato de estar vivo. Em seguida, agradeça pelo corpo que tem, mesmo que não goste de todas as suas características físicas. Evite cair na armadilha de ser grato por ter algo melhor do que o das outras pessoas.

Dirija a sua atenção para aquilo em que você tem fé, para os que amam, que o amam, e para suas esperanças em relação ao futuro. Mais importante ainda, separe um tempo para reconhecer com gratidão todas as coisas boas que tem em sua vida. A vida é um presente.