O que é granuloma residual no cérebro?

Perguntado por: lsalgado8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Granuloma é o termo médico usado para designar um tipo de inflamação no tecido do organismo humano, em forma de nódulo, formado principalmente como consequência da reação de células imunológicas que tentam eliminar "agentes estranhos" ao corpo.

Os granulomas são típicos dos mecanismos de reação de hipersensibilidade, especificamente a hipersensibilidade tardia ou, também chamada do tipo IV e muitas são as causas da sua formação, desde agentes etiológicos como fungos, bactérias, vírus e protozoários ou mesmo substâncias inertes, por exemplo, um fio de sutura.

O granuloma tipicamente é uma lesão em que se encontra uma concentração de macrófagos rodeados por linfócitos, quando não é possível digerir o agente, seja inanimados e inertes (corpos estranhos) ou animados de baixa virulência e grande resistência (imunogênicos).

O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.

Tratamento. O tratamento deve ser feito com a remoção da lesão por meio cirúrgico (excisão e sutura; eletrocirurgia), físico (criocirurgia com nitrogênio líquido) ou químico (cauterização química com ácido tricloroacético).

O tratamento depende do tamanho da lesão. As menores podem ser tratadas por cauterização química, processo no qual se aplica uma substância cáustica sobre a lesão, para destruí-la. Para as lesões maiores, a melhor alternativa é a eletrocoagulação, processo que carboniza a lesão com o auxílio de um aparelho específico.

Granuloma de corpo estranho
Esse tipo de classificação pode ocorrer também quando falamos de granuloma piercing, já que é bastante comum que exista uma “rejeição” do corpo humano em relação a algumas jóias específicas, podendo gerar grandes inflamações e até mesmo quadros gerais mais graves, como uma necrose.

Se houver contaminação bacteriana, o granuloma pode tornar-se um abcesso ou um ponto de infecção, fazendo com que algo simples torne-se grave!

dermatologista

Procure seu dermatologista para maior esclarecimento!

O Granuloma Inguinal ou Donovanose pode demorar de 3 dias a 6 meses para aparecer, mas no geral surge 50 dias após o contato.

Um granuloma é uma coleção localizada de células inflamatórias crônicas, com a presença de células epitelioides e células gigantes multinucleadas. Pode haver necrose de caseificação ou reação do tipo corpo estranho (p. ex., ovos na esquistossomíase).

Sintomas de granuloma inguinal
O primeiro sintoma é um nódulo indolor, vermelho, que cresce lentamente formando uma massa arredondada e elevada. A massa então se desintegra para formar uma ulceração de odor fétido próxima ao local da infecção inicial: Pênis, escroto, virilha e coxas nos homens.

Ela consiste na incapacidade do organismo em combater infecções causadas por certos fungos e bactérias. Ocorre a formação de grânulos nos locais atingidos por tais infecções, que passam a ter dificuldade para funcionar.

O granuloma piogênico (também conhecido como "carne esponjosa") é um dos tipos mais comuns, formado como consequência de uma lesão no tecido, fazendo com que haja uma proliferação de vasos sanguíneos que causam uma lesão tumoral em forma de úlcera.