O que é gramatura 250?

Perguntado por: udias . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Gramatura é a medida para o peso do papel, sendo essa medida feita por metro quadrado de folha. Isso significa que quando se lê “papel couchê 250g” quer dizer que o metro quadrado de folha do papel couchê pesa 250g.

Gramatura de Papel – 120g a 240g
Papéis com essas gramaturas podem ser utilizados na criação de folders, flyers e outros materiais mais resistentes. Os principais tipos de papéis que possuem essa gramatura são: aspen, cartão, vergê, vegetal, cartolina e offset.

75g: O tipo de papel mais comum, é recomendado para uso interno ou notas fiscais, avaliações, pedidos e outros documentos simples. 90g: Gramatura mais recomendada para papel timbrado, teses, propostas comerciais, contratos, e outras situações onde há uma maior preocupação com a apresentação.

O papel A4 é o tipo de sulfite mais usado. Possui 21cm x 29,7cm e é possível adquirí-lo com as seguintes gramaturas: 75g/m2, 90g/m2, 120g/m2 ou 180g/m2.

150g

No caso da cartolina escolar, geralmente, encontra-se com 150g/m² ou 180g/m². O pacote de cartolina Spiral, por exemplo, é composto por 10 folhas de cores mistas (amarela, azul, branca, rosa e verde) com gramatura de 150g/m².

Gramaturas de 30g a 63g
São as gramaturas mais finas de papéis, utilizadas amplamente por indústrias e fábricas. Os papéis de 35g a 55g são utilizados, normalmente, em jornais e bobinas de máquina de cartão. Já as gramaturas até 63g se encaixam em produtos como embalagens e etiquetas adesivas.

210 g/m2 – gramatura padrão para malha Piquet, usada na confecção de camisa polo.

120g a 150g: o papel offset de 120 g/m² é utilizado para sketchbook. Já a gramatura 150 g/m² é comum em impressão de capas de revista, folhetos, flyers, folders e panfletos que demandam uma resistência maior; 180g: utilizado em cartolinas e cartões de qualidade inferior, bem como sacolas de papel.

GRAMATURA: 300g
Com maior peso, a gramatura de 300g é direcionada para cartões de visita, cartões postais e até mesmo convites, alinhando a qualidade da arte à uma superfície de extrema resistência.

#1: Papel vergê
Ele é mais duro que o papel sulfite e, no entanto, mais fino que a cartolina. Sua textura, em relevo, é levemente rugosa, com pequenas linhas paralelas. Perfeito, portanto, para artigos que requerem sofisticação.

Devido à sua alta gramatura (205g), o papel supremo tem alta resistência, além de possuir uma superfície extremamente lisa. Por esse motivos, o papel supremo é o mais indicado para impressos de grande qualidade e durabilidade. Esse tipo de papel possui uma das faces fosca e a outra lisa.

Uma dessas variáveis de qualidade é a gramatura. Também conhecida como gramagem, ela funciona como uma medida da grossura e densidade, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Ela pode ser usada para aferir diversos tipos de objetos, e não só toalhas, edredons e artigos que possuem como matéria prima o algodão.

Quanto maior a gramatura de um tecido, maior é a sua maciez e mais suave será o toque. Quando se diz que um tecido tem gramatura 50, quer dizer que ele tem 50 gramas em um metro.

Para identificar a gramatura de papel, utiliza-se uma balança de precisão, que indica o peso do papel por metro quadrado e dessa forma, classifica-se sua gramatura. As especificações foram padronizadas pela norma ISO 536, e quanto maior for a numeração da gramatura, mais grosso será o papel.

Para fazer as caixas, usamos um papel de gramatura mais alta. O mais usado é papel paraná ou o cinza. Se quiser fazer uma caixa grande, por exemplo, o ideal é que usar um papel de uma gramatura maior que 30. O material é muito barato e você pode encontrá-lo em papelarias.

Papel Gramatura 180 A4 - Lavoro Papéis - Papel Couchê, Papéis Coloridos, Papel Adesivo, Papel Offset e muito mais!