O que é grafismo afro?

Perguntado por: mmello6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Os povos africanos por sua vez além de utilizar as técnicas de grafismo tanto em pinturas corporais como em utensílios domésticos, eles também realizam uma espécie de tatuagem com os desenhos criados. Marcas na pele que ficam para sempre.

O grafismo é a manifestação de uma necessidade vital para a criança: conhecer e agir sobre o mundo, comunicar-se com esse mundo. Mas isso não significa que todas as crianças gostem de desenhar; algumas preferem outro tipo de atividade expressiva como pintar, modelar, construir com sucata, representar e cantar.

O grafismo corporal é constituído de aspectos simbólicos da vida sociocultural que transmitem significados históricos, possibilitando a preservação da memória coletiva e a perpetuação dos costumes.

Segundo o dicionário4, grafismo é a “técnica que consiste na elaboração de traçados preparatórios para a escrita, desprovidos de qualquer significação. Modo de traçar uma linha, de desenhar”. E, “Maneira de escrever de alguém, considerada do ponto de vista da grafologia.

O grafismo é um tipo de arte visual que surgiu da cultura indígena e, hoje, é presente em diversas manifestações artísticas — quadros, tatuagens e até mesmo na decoração de uma residência. No grafismo, as linhas seguem um equilíbrio e ritmo constante, formando desenhos que identificam determinados povos indígenas.

Segundo Luquet, os estágios do desenvolvimento gráfico são divididos em quatro fases, sendo elas: realismo fortuito, realismo falhado ou gorado, realismo intelectual e realismo visual.

O grafismo é uma inspiração para toda a cultura mundial, sendo adaptada até para a moda. Partindo do universo indígena, ele se expandiu para as artes plásticas, ambientes e designers de objetos.

Resposta: 1. O ponto, a linha e o plano, articulando a expressividade na interação entre eles. 2.

Podemos identifica-la nas artes plásticas, design de objetos e ambientes, além da sua presença mais forte ainda em acessórios e vestuário, na estamparia de tecidos e até na tecelagem têxtil. O grafismo pintado nos corpos indígenas, em seus trajes e utensílios marca a identidade de cada povo.

O grafismo infantil é tudo aquilo que as crianças utilizam para se expressar, como os rabiscos, traços e desenhos. Sendo assim, está completamente relacionado com a arte.

O grafismo é uma forma de expressão, pois, na história da arte, este se faz presente desde a pré-história, nas pinturas rupestres, como as primeiras impressões do homem sobre o mundo que o cercava. Hoje, constitui uma técnica usada para criar imagens abstratas e de composições geométricas.

A cor amarela representa o sol, o vermelho, o fogo, a cor marrom representa a terra, o azul significa o céu e o verde, a natureza.

Cada uma delas é rica em cultura, história e elementos interessantes e inspiradores. Observe o grafismo praticado pelos Kayapó- Xikrin que são originários do grupo indígena Kayapó que vivem às margens do rio Catete, entre os rios Araguaia e Xingu no estado do Pará.

Grafiteiro/writer: o artista que pinta.