O que é gotejamento na agricultura?

Perguntado por: uvargas . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

O gotejamento é a forma mais eficiente de fornecer água e nutrientes as plantas porque entrega as quantidades ideais de acordo com as fases do seu cultivo, no momento certo e diretamente na raiz da planta. Isso possibilita economizar recursos e ao seu cultivo, alcançar seu máximo rendimento.

Irrigação por gotejamentoVantagens e desvantagens

  • Economiza a água. ...
  • Não deixa a água se acumular sobre o solo. ...
  • Não impede a execução de outros trabalhos. ...
  • Otimiza o uso de fertilizantes.

A irrigação por gotejamento é uma das técnicas mais utilizadas, principalmente em áreas mais secas. Esse sistema de Irrigação se destaca pelo fato de aumentar 90% a eficiência no uso da água, diminuição nas perdas por evaporação ou escoamento superficial. Pois, a água é depositada diretamente nas raízes das plantas.

O método de irrigação por gotejamento pode ser executado de duas formas: por equipamento enterrado que libera a água, ou por gotejamento na superfície do solo. Em geral, podemos utilizar gotejadores, instalados ao longo das mangueiras de distribuição de água, que deverão ser posicionadas ao lado das plantas.

Desvantagens do sistema
->A implementação deve ser bem planejada para não haver variações na água aplicada; ->Exige alto investimento inicial em comparação a outros sistemas de irrigação; ->A água deve ser filtrada para não entupir os equipamentos; ->Como são expostas ao sol, as mangueiras duram menos.

Jackson Pollock

Dentro deste, um de seus expoentes foi Jackson Pollock, famoso por desenvolver a técnica conhecida como gotejamento (ou dripping). Hoje falaremos mais de sua vida e obra e como ele tornou-se um dos grandes pintores da história.

Quando a irrigação não é realizada de maneira correta todos os métodos de irrigação têm o potencial de gerar impactos no meio ambiente, como: risco de degradação do solo, modificações químicas e físicas de corpos da água, contaminação por agroquímicos, etc.

Assim, resumidamente, os principais componentes do sistema de irrigação por gotejamento são: Emissores (gotejadores). Linhas laterais (tubos de polietileno que suportam os emissores). Linha principal e ramais de derivação (tubulação em geral de PVC 35, 50, 75 ou 100mm).

Objetivo: Remover sedimentos, coágulos, urina em decomposição ou fins terapêuticos. Irrigação vesical contínua é a lavagem da mucosa que reveste a bexiga. O material introduzido por essa via será eliminado juntamente com a urina.

*A irrigação pode começar às 9 da noite e terminar às 9 da manhã, sendo, portanto, das 9 às 6 a irrigação noturna e das 6 às 9, a diurna. Assim, percebe-se que a irrigação diurna + noturna é 86% do custo da irrigação.

Em regiões com alta velocidade o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade o melhor sistema é a irrigação localizada.

O Tubo ou Fita Gotejadora deve ser removido e descartado após a temporada. A cada temporada, um novo Tubo ou Fita Gotejadora é instalado para que os produtores usem a parede mais fina possível para as condições locais para reduzir custos.

Gotejamento ou Aspersor são os mais utilizados para jardinagem ou pequenas plantações. A irrigação por aspersores é a mais utilizada nos mais diversos jardins e pequenas plantações. É importante destacar que neste formato a água é aplicada de cima para baixo, caindo em formato de chuva sobre as plantas.

Uma boa mangueira pode durar 10 anos se estiver operando sob condições favoráveis: se for pouco acionada, se estiver isenta de picos de pressão, instalada em ambiente livre de impurezas e sob temperaturas amenas.

Irrigação por sulco adapta-se melhor às hortaliças cultivadas em linha, como o tomate, a berinjela e o milho-doce, mas também pode ser utilizado para aquelas com alta densidade de plantio, como a cenoura e a alface, cultivadas em canteiros com largura entre 0,4 m e 0,8 m.

“A quantidade mínima seria de 50 mil litros por hectare ao dia, mas essa quantidade pode variar para mais de acordo com a sua capacidade de retenção de água pelo solo e de acordo com o seu clima. Você pode ter uma demanda maior que essa e chegar a até 80 mil litros.

Árvores, cactos e suculentas, bem como espécies arbustivas e plantas de sol e vento resistem numa boa a ausência de água por três dias.

Evite a nas horas mais quentes do dia, pois a água acaba evaporando sem chegar em quantidade suficiente às raízes das plantas e flores. No inverno, uma outra dica é não regar no período noturno, pois, neste período, as folhas demoram a secar e existe um grande probabilidade de gerar fungos e doenças.

Na irrigação por superfície, a distribuição da água acontece pela gravidade na superfície do solo. Ou seja, a água é lançada diretamente no solo. É o método com a maior área irrigada no mundo e no Brasil.

Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.