O que é Glotofobia?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

Repúdio, aversão ou desprezo por pessoas ou grupos sociais em razão de sua língua, variedade linguística ou sotaque.

Trata-se da glotofobia, uma forma de discriminação linguística aplicada às pessoas cujo vocabulário ou pronúncia não corresponde à norma dominante da língua.

O preconceito linguístico no Brasil é algo muito notório, visto que muitos indivíduos consideram sua maneira de falar superior ao de outros grupos. Isso ocorre sobretudo entre as regiões do país, por exemplo, um sulista que considera sua maneira de falar superior aos que vivem no norte do país.

Glotofobia: da discriminação linguística ao racismo pelo sotaque.

Que mostra xenofobia ou aversão a estrangeiros.

A dislalia é um distúrbio que acomete a fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. A pessoa portadora de dislalia, troca as palavras por outras similares na pronuncia, fala erroneamente as palavras, omitindo ou trocando as letras.

Quando conversamos com uma pessoa que fala “errado” devemos: a) dar risadas da pessoa b) corrigir a pessoa c) entender que é uma variedade linguística informal. d) falar para os outros que a pessoa fala errado.

Nordeste

Uma outra pesquisa do portal mostra que a região que mais sofre com o preconceito linguístico é o Nordeste, que também é caracterizado por xenofobia, e que pode ser observado nas televisões: é muito comum essas produções limitarem nordestinos a papéis de pessoas pobres, pessoas analfabetas e/ou grossos e com sotaque ...

Muito buscada por atores, radialistas, jornalistas e repórteres televisivos – entre outros profissionais que atuam com a fala -, a neutralidade do sotaque pode ser conquistada com do auxílio da fonoaudiologia que através de exercícios, realiza esse feito.

Os resultados apontaram o sotaque mineiro como o mais sexy, ganhando do baiano, que ficou em segundo lugar. O fluminense foi considerado o mais marcante, seguido pelo baiano. O jeito de falar dos mineiros foi considerado o mais charmoso, devido à maneira 'cantada' das pronúncias e ao uso de diminutivos em palavras.

Um dos fatores determinantes no surgimento dos estigmas ao povo nordestino se deve ao pensamento intolerante de parte da população do Sul/Sudeste do país, a qual teve um comportamento negativo em relação a estes, porém, foram sempre dóceis e amistosos com imigrantes estrangeiros, salvo casos de atritos isolados.

No Brasil, pessoas nascidas nas regiões norte e nordeste são alvo de preconceito linguístico pela sua fala, cujo sotaque se difere das regiões sul e sudeste (considerados grandes centros urbanos do país).

Por isso, é preciso ter uma postura rigorosa e educativa para evitar e combater esse tipo de situação.

  1. Apoie a diversidade. ...
  2. Reflita sobre seus conceitos e estude formas de mudar. ...
  3. Posicione-se e dissemine as informações. ...
  4. Implemente políticas de prevenção e um canal de escuta.

1 discriminação, intolerância, hostilidade, implicância, perseguição, desconfiança, rejeição, repúdio, aversão, exclusão, repressão, violência, agressão, xenofobia, xenofobismo, prevenção, antepaixão. Exemplo: Seu discurso demonstra o seu preconceito racial.

A gordofobia é um termo usado para descrever a discriminação e o preconceito contra pessoas obesas. Ela se manifesta de várias maneiras, desde piadas e comentários humilhantes. Pode acontecer em diferentes contextos, como no ambiente de trabalho, na escola, na família e na sociedade em geral.

O sotaque nordestino se originou dessa influência portuguesa, juntamente com a influência francesa depois de alguns anos. Com o tamanho e pluralidade do Brasil, é natural que pessoas das regiões sul e sudeste desconheçam esses termos.

xenofobia {feminino}
xenofobia {f.} O Parlamento, o Conselho e a Comissão assinam uma declaração conjunta contra o racismo e a xenofobia. El Parlamento, el Consejo y la Comisión firman una declaración conjunta contra el racismo y la xenofobia.

1. Repugnância para com alguém ou alguma coisa. 2. Antipatia, ódio.

A multiculturalidade implica um conjunto de culturas em contato, mas sem se misturar: trata-se de várias culturas no mesmo patamar.

Além disso, a xenofobia afeta diretamente e de maneira mais imediata, o ingresso no mercado de trabalho e a integração à cultura local. Por isso, para essas pessoas, o dia a dia é ainda mais difícil e com privação de oportunidades.

O egocentrismo é definido como um conjunto de ações e de comportamentos expresso por indivíduos que pensam demasiadamente em si mesmos. Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica.

Continuar lendo