O que é glândulas salivares inflamadas?

Perguntado por: iornelas3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Sialoadenite é o nome dado à inflamação que acomete as glândulas salivares. Alguns dos sinais e sintomas da sialoadenite são boca seca, dificuldade para falar ou engolir, dor na boca, vermelhidão da mucosa oral e edema (inchaço). Sintomas sistêmicos como febre e também podem ocorrer em alguns casos.

Disfunção da glândula salivar. A disfunção das glândulas salivares é mais comum dentre os adultos e geralmente envolve muito pouca produção de saliva. Quando o fluxo de saliva é insuficiente ou quase inexistente, sente-se a boca seca. Esta condição é chamada xerostomia.

As glândulas salivares menores são estruturas muito pequenas, não visíveis a olho nu, e encontram-se dispersas por toda a mucosa que vai da boca até a parte inferior da faringe, com maior concentração na boca, especialmente no palato (céu da boca).

O tratamento tradicional das obstruções de ductos de glândulas salivares inclui massagens glandulares, uso de antibióticos, ligação ductal ou parotidectomia. Outro método descrito na literatura consiste em injeções de violeta genciana (metil-violeta 1%) a fim de dilatar o ducto e controlar a infecção.

Para o tratamento geralmente são utilizados anti-inflamatórios e antibióticos, massagem na região para ajudar a eliminar a saliva e para os casos mais graves, a cirurgia para a remoção desses cálculos pode ser necessária. Uma boa higiene bucal é importante e ajuda na prevenção, assim como a ingestão de água.

Alguns dos sinais e sintomas da sialoadenite são boca seca, dificuldade para falar ou engolir, dor na boca, vermelhidão da mucosa oral e edema (inchaço). Sintomas sistêmicos como febre e também podem ocorrer em alguns casos.

Dra. Marja cita os principais sintomas do câncer de glândulas salivares como nódulo ou inchaço nas bochechas, na região anterior ao ouvido, no pescoço (abaixo da mandíbula) ou na boca. “Muitas vezes é possível observar uma diferença de tamanho entre um lado e outro da face.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização do câncer de glândulas salivares, bem como a presença de metástases.

Dor, perda sensorial ou dificuldade para abrir a boca (trismo); Aumento rápido do inchaço ou nódulo; Fraqueza do nervo facial (levando a perda de movimentos do mesmo lado da face); Aumento do linfonodo cervical.

6. PATOLOGIA DE GLÂNDULAS SALIVARES

  • Mucocele (fenômeno de extravazamento de muco)
  • Cisto de retenção salivar.
  • Adenoma pleomórfico.
  • Carcinoma mucoepidermóide.
  • Carcinoma adenóide cístico.

O Adenoma Pleomórfico é considerado como o tumor benigno mais comum de glândulas salivares, podendo representar até 50% dos casos.

Porque as glândulas parótidas incham? Os cálculos das glândulas salivares podem ser o resultado de desidratação ou do uso de medicamentos e podem resultar na diminuição na produção de saliva. Pessoas que têm gota também apresentam maior predisposição a desenvolver estes cálculos.

O exame de Ultrassonografia de Glândulas Salivares é feito através de um ecógrafo que aplica ultrassons que efetua a avaliação das estruturas. As imagens são adquiridas por uma sonda ligada ao aparelho. As imagens são geradas e enviadas ao monitor, possibilitando assim o diagnóstico.

O inchaço das glândulas submandibulares pode ter várias causas - desde obstruções do ducto salivar, surgimento de nódulos benignos e infecções locais até o desenvolvimento de um câncer. Existem condições benignas que costumam causar esse inchaço com muito mais frequência que as malignas.

Principais sintomas da glândula submandibular inflamada

  1. Dores constantes na região da boca;
  2. Vermelhidão no local;
  3. Inchaço da região abaixo da língua;
  4. Febre e calafrios;
  5. Produção de pus em alguns casos, causando sensação gosto ruim na boca e mau hálito.

A caxumba é uma doença infecciosa aguda, transmissível, causada por um vírus que provoca febre e inflamação da glândula parótida.

Como acontece com outros tipos de pedras, as pedras salivares formam-se quando o fosfato de cálcio, magnésio ou minerais carbonatados se acumulam e se formam em depósitos semelhantes a pedras. As suas glândulas salivares produzem saliva que é distribuída na boca através de um sistema de condutas.

Geralmente, quando gânglios linfáticos estão inchados e doloridos, isso é uma resposta de seu corpo a infecções ou inflamações. Esta resposta ocorre normalmente, e é um sinal de que o organismo está combatendo doenças. Como, por exemplo. inflamações das vias respiratórias ou da garganta.