O que é gerundismo e como é formado?
Gerundismo: vício de linguagem que consiste na construção de locução verbal exagerada, com excesso de verbos e um deles no gerúndio, na tentativa de reforçar a ideia de continuidade de uma ação no futuro: “Vou estar fazendo a lição de casa após o almoço”.
O que é gerundismo Cite um exemplo?
O gerundismo, tal como vimos, é o seu uso exagerado e em situações não adequadas em termos gramaticais. Exemplos: Vou estar te atendendo logo que seja possível. Vou estar enviando os seus documentos para o departamento depois de tirar todas as cópias.
O que é gerundismo explique?
O gerundismo, portanto, é uma mania que peca pelo excesso, pela inadequação do verbo, que ocorre ao transformarmos, desnecessariamente, um verbo conjugado em um gerúndio.
Como entender gerúndio?
O Gerúndio é a forma nominal dos verbos que expressam continuidade da ação. Ou seja, indica uma ação que começou e continua acontecendo, é algo duradouro. Para entender o que é Gerúndio, é preciso reconhecer que a principal características desses verbos é possuir o sufixo “NDO”.
Qual é a principal característica do gerúndio?
Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. Observe os exemplos de verbos no gerúndio: As crianças estão brincando no parquinho.
Quando o ING não é gerúndio?
Quando um verbo vier logo após uma preposição, este deve receber -ing. I am interested in studying English in England. (Eu estou interessada em estudar inglês na Inglaterra.) I'm so sorry for shouting at you yesterday.
Qual a diferença entre gerúndio e infinitivo no inglês?
1. Regra: quando os verbos são substantivos nas frases, eles ficam no gerúndio (-ing), diferentemente do português, que usamos no infinitivo. Working out is important for our health. (Exercitar-se é importante para nossa saúde.)
Quando usar o verbo no gerúndio em inglês?
Em expressões do dia a dia. Após algumas expressões do cotidiano, como “it's worth”, “can't help”, “look forward to”, “what about”, “it's no use”, “in spite of”, “to be excited about” e “how about”, é regra usar o gerúndio em inglês. Veja alguns exemplos: It's worth going there.
Qual origem do gerundismo?
A origem mais provável para tal estrutura remete-se aos manuais americanos de treinamento de operadores de telemarketing, onde a estrutura “we'll be sending tomorrow” aparecia com freqüência. Ao traduzir para o Português, a estrutura ganhou tradução literal (“vamos estar enviando amanhã”) e se espalhou.
É errado falar no gerúndio?
É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”
Como não falar no gerúndio?
Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.
Porque devemos evitar o gerundismo?
Para os gramáticos mais tradicionais, esse tipo de uso é um vício de linguagem, pois o gerúndio só deve indicar ação em andamento, ação contínua ou concomitante a outra ação, de acordo com as gramáticas normativas.
Qual é o objetivo da tirinha gerundismo?
Usualmente fazendo uso do humor, as tirinhas podem apenas contar uma história mas, por vezes, têm propósitos adicionais, como a crítica social, por exemplo. Aliando o visual ao verbal, as tirinhas trazem as falas em balões ou em onomatopeias.
Porque não pode usar gerúndio na redação?
Afinal, é possível utilizá-lo no exame? Muitos estudantes acreditam que o gerúndio na escrita é incorreto, contudo, ele é uma das três formas nominais do verbo. O que acontece é que muitos candidatos utilizam esse artifício de forma equivocada e desnecessária na redação, o que leva à redução da nota.
Como surgiu o gerundismo no Brasil?
A presença maciça da construção num dos setores que mais emprega no Brasil contribuiu fortemente para a disseminação do gerundismo, que hoje se encontra nos diversos níveis sociais e até mesmo em falas do então Ministro da Saúde, José Serra, que pronunciou numa entrevista: ..."outra vacina que vamos estar aplicando ...
Qual a função do gerúndio?
O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.
Pode começar frase no gerúndio?
Nesse caso, o verbo no início da frase é o sujeito! Assim, a forma adequada é com o sufixo ING. Então, lembre-se: quando o verbo for o sujeito da frase, ele estará no gerúndio em inglês, embora na tradução, ele seja falado no infinitivo: Practicing exercises is a great way to avoid health problems.
Qual a diferença entre gerúndio particípio e infinitivo?
O infinitivo, por exemplo, pode ter função de substantivo; o gerúndio pode desempenhar função de advérbio ou adjetivo, enquanto o particípio pode valer por um adjetivo.
Quais são os Gerundios?
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.