O que é gerúndio na língua portuguesa?

Perguntado por: dmello3 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Exemplos: Quando ele chegar à cidade vou estar trabalhando. Quando Ana voltar vou estar estudando. Vou estar assistindo televisão quando você chegar.

No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3. ª conjugação terminam em -indo.
...
Exemplos de uso do gerúndio

  1. Os alunos estão estudando matemática.
  2. Minha avó vem descendo a escada devagar.
  3. Vocês já estão indo embora?

Nesse caso, o verbo no início da frase é o sujeito! Assim, a forma adequada é com o sufixo ING. Então, lembre-se: quando o verbo for o sujeito da frase, ele estará no gerúndio em inglês, embora na tradução, ele seja falado no infinitivo: Practicing exercises is a great way to avoid health problems.

Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Exemplo de emprego do gerúndio: «Estava sendo preso.» = «Estava a ser preso.» A Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Ed.

O gerúndio pode e deve ser empregado, não é errado o uso dele; porém ele deve ser usado para expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra. Para evitar o gerundismo é fundamental que saibamos a forma correta de empregar o gerúndio nas frases.

Além disso, a ideia temporal a ser transmitida é a de futuro e não de presente em curso. O gerundismo, portanto, é uma mania que peca pelo excesso, pela inadequação do verbo, que ocorre ao transformarmos, desnecessariamente, um verbo conjugado em um gerúndio.

Afinal, é possível utilizá-lo no exame? Muitos estudantes acreditam que o gerúndio na escrita é incorreto, contudo, ele é uma das três formas nominais do verbo. O que acontece é que muitos candidatos utilizam esse artifício de forma equivocada e desnecessária na redação, o que leva à redução da nota.

Na frase apresentada, em que o gerúndio ocorre após o verbo estar, «indica uma ação durativa num momento rigoroso» (idem), tal como nos exemplos do poema de Manuel Bandeira: «Estavam todos dormindo,/ Estavam todos deitados,/ Dormindo,/ Profundamente.»

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.

O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. Essas três formas são chamadas de Formas Nominais que têm tanto a função de verbo, como a função de nome.

Gerund é diferente de present participle
Ele está nas situações de present continuous, past continuous e future continuous. Veja alguns exemplos: I am working right now. – Eu estou trabalhando neste momento.