O que é Germofobia?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Germofobia é um termo usado por leigos para descrever o medo exagerado de germes.

O tratamento mais comum para a misofobia é a terapia cognitivo-comportamental, que tenta chegar à causa básica da doença e abordar as preocupações específicas do paciente.

Afefobia consiste no medo em ser-se tocado e está por vezes associado a agorafobia, o medo de espaços abertos.

Espectrofobia também referida como fasmofobia, é um transtorno psiquiátrico caracterizado pelo medo irracional de fantasmas (aparência imaterial) ou espectros.

Nesta página você pode realizar um teste online para avaliar sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), através de cinco questões objetivas. Não substitui consulta com psicólogo(a) ou psiquiatra. Links úteis: Outros testes que disponibilizamos.

6 – Fobia de espelhos e de se olhar no espelho: Eisoptrofobia. A célebre frase da Rainha Má no conto de fadas “A Branca de Neve”, “espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?” jamais seria dita por quem tem eisoptrofobia.

Glossofobia: medo de falar em público.

O que é TOC de Contaminação e/ou Limpeza? O TOC de Contaminação e/ou Limpeza é um dos tipos mais conhecidos e até mesmo mais comuns de Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Assim sendo, esse tipo de TOC pode levar uma pessoa a ter pensamentos obsessivos relacionados aos temas Contaminação ou Limpeza.

Ablutofobia (do latim ablutio) é um medo incomum de tomar banho ou lavar-se. Além do básico medo de tomar banho, este distúrbio pode desencadear um medo intenso de lavar o cabelo e fazer a limpeza do corpo. Aqueles que tem medo de tomar banho podem sofrer grandes efeitos colaterais da sua fobia.

A fobia é caracterizada por um medo irracional e persistente, focado em um objeto ou situação específica.
...
Os sinais mais comuns são:

  1. 1.1 Sensação de ansiedade ou pânico. ...
  2. 1.2 Dificuldade para respirar. ...
  3. 1.3 Aumento da frequência cardíaca. ...
  4. 1.4 Sudorese intensa. ...
  5. 1.5 Sentimento de incapacidade.

O atelofóbico pode apresentar sintomas mentais, emocionais ou físicos. O problema pode gerar palpitação, sudorese, crise de pânico, incapacidade de relaxar e até doenças mentais mais graves e quase sempre evolui para uma depressão. Há angústia constante pelo medo da imperfeição e do julgamento alheio.

Existe também o medo dos medos (fobofobia). Isso é realmente mais comum do que você imagina. Pessoas com transtornos de ansiedade às vezes experimentam ataques de pânico quando estão em certas situações. Essas crises podem ser tão desconfortáveis que as pessoas fazem todo o possível para evitá-los no futuro.

A entomofobia é conhecida também como insectofobia ou insetofobia. Além disso, é caracterizada por ser um medo ou uma aversão excessiva aos insetos. As pessoas com o quadro tendem a ter uma visão distorcida sobre os bichos.

Pensamentos intrusivos e repulsivos
Os pensamentos intrusivos fazem parte de praticamente todos os tipos de TOC, mas estamos ressaltando eles aqui, por ser a característica que mais prejudica a qualidade de vida de uma pessoa.

Exitação. A exitação tende a ser um dos sintomas mais graves de TOC, pois normalmente perturba as mais diversas esferas da vida de uma pessoa, comprometendo diretamente as suas relações pessoais e profissionais.

Causas de pensamentos intrusivos
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, pensamentos intrusivos são mais comuns entre os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), sendo também uma característica da ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) .

As 5 fobias mais comuns

  1. 1 – Fobia social. O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social ou sociofobia, é o medo irracional de ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social. ...
  2. 2 – Claustrofobia. ...
  3. 3 – Agorafobia. ...
  4. 4 – Aracnofobia. ...
  5. 5 – Acrofobia. ...
  6. 5 sinais de que você é nervoso demais.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

Continuar lendo O que é um Germofobia?