O que é geopolítica para Ratzel?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Ratzel e a geopolítica constituem elementos que formam o realismo geográfico onde a existência dessas configurações territoriais ainda são decisivas, mesmo em áreas consideradas menos dependentes dos recursos naturais tendo em vista que são componentes espaciais partes da estrutura condicionantes do território.

A expressão “geopolítica” foi elaborada pelo cientista político Rudolf Kjellén, logo no início do século XX.

Geopolítica nada mais é que a área de estudos preocupada em entender as relações de poder entre os Estados, considerando as vias diplomáticas e militares. Já geografia política é a área que estuda a interação entre a política e o território, nomeadamente no que diz respeito à administração.

Ratzel é certamente um dos principais expoentes da geografia moderna. Suas contribuições para o desenvolvimento dessa ciência são incontestáveis, pois o mesmo é considerado por muitos, o fundador da geografia humana (Antropogeografia) e também da geografia política.

Friedrich Ratzel (1844-1904) pode ser considerado como um dos mais eminentes pensadores “clássicos” da ciência geográfica, além de também ser apontado como o fundador do sub-ramo da Geografia conhecido como Geografia Política.

Geopolítica é uma categoria da geografia que abrange os fenômenos históricos e políticos da atualidade. Ela tem o objetivo de interpretar a realidade global e envolve o estudo de guerras, conflitos, disputas ideológicas e territoriais, questões políticas, acordos internacionais, etc.

A geopolítica determina como o país é visto pelos outros e como quer ser visto, mas a ação coordenada que é o que faz diferença e orienta a atuação dos governos no cenário mundial. Segundo o palestrante, o Brasil não tem nenhum órgão ou área do governo que pense a geopolítica oficialmente.

Geopolítica é a junção dos termos “geo”, que remete a território, e “política”, que é a forma de um país pautar o seu sistema de governo e suas relações internas e externas. Assim, podemos definir o que é geopolítica como a política entre territórios, e tudo que se faz para garantir ou afirmar sua soberania.

A teoria do Heartland foi desenvolvida pelo geopolítico alemão Karl Haushofer no século XX. Ela afirma que o “coração” da Europa, ou seja, a região central da Europa, é o lugar mais importante do mundo para o poder e a influência.

Com o objetivo de compreender a realidade global, o estudo da Geopolítica abrange as grandes guerras, conflitos, disputas ideológicas e territoriais, questões políticas e acordos internacionais. Além da compreensão dos acontecimentos atuais, essa área também confere certa interpretação dos fatos.

A geopolítica facilita, assim, a interpretação dos dilemas atuais, como conflitos territoriais, étnicos e políticos, guerras comerciais, disputas por hegemonia, tensões diplomáticas entre dois ou mais Estados nacionais, atuação das organizações internacionais em meio a essas questões e diversos outros acontecimentos ...

Apesar de ainda existirem guerras interestatais, os conflitos geopolíticos atuais são, em grande parte, internos. Destacam-se nesse cenário, guerras civis motivadas por questões étnicas, políticas ou religiosas. Também estão em evidência atentados de grupos relacionados ao terrorismo.

A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.

Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.

La Blache rejeitava a ideia preconizada por Friedrich Ratzel que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade.

São exemplos de determinismo geográfico os seguintes casos: Os brasileiros são calorosos e comunicativos porque vivem em um país de clima tropical; Todos que moram em favelas tornam-se criminosos; Pessoas que moram na Bahia, onde o clima é quente, são lentas e preguiçosas devido aos fatores geográficos do local.

Friedrich Ratzel, um dos primeiros pensadores a formular uma teoria determinista contemporânea.

Friedrich Ratzel

Friedrich Ratzel (1844-1904) e sua obra foram de fundamental importância para o processo de sistematização da Geografia moderna.

A Geografia Política deveria ser compreendida como um conjunto sistemático de estudos restritos às relações entre o território e o Estado (posição, situação, características das fronteiras, etc.), enquanto que à Geopolítica caberia a formulação de teorias e estratégias políticas voltadas à obtenção de poder sobre ...

Continuar lendo