O que é geometria exemplos?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

A Geometria é a área da Matemática que se dedica a questões relacionadas com forma, tamanho, posição relativa entre figuras ou propriedades do espaço, dividindo-se em várias subáreas, dependendo dos métodos utilizados para estudar os seus problemas.

  • 1- Geometria linear.
  • 2- Geometria angular.
  • 3- Geometria trigonal plana.
  • 4- Geometria piramidal.
  • 5- Geometria tetraédrica.
  • 6- Geometria bipiramidal.
  • 7- Geometria octaédrica.

Geometria é um ramo da matemática preocupado com formas, tamanho e proporção de figuras no espaço. Para entender geometria, é preciso compreender os seus conceitos básicos sobre geometria plana e figuras geométricas.

A geometria apesar de ser uma matéria de caráter abstrato, os seus conceitos e resultados tem origem no mundo real e encontram muitas aplicações em outras ciências e em inúmeros aspectos práticos da vida diária: na indústria tecnológica, no comércio, na saúde, na agricultura entre outras áreas.

Profissões que utilizam a geometria
Agrimensura e Matemática; Bem como, Astronomia; Design Gráfico; Arquitetura e Urbanismo.

Essas formas são divididas em polígonos e não polígonos. Triângulos, quadrados, retângulos e pentágonos são exemplos de formas geométricas planas. As formas geométricas não planas (espaciais) possuem largura, comprimento e espessura, sendo tridimensionais.

Os elementos fundamentais para estudar geometria são planos, retas e pontos. O plano é um conjunto de pontos e a reta é um subconjunto do plano. O plano é um conceito matemático abstrato, mas costumamos usar o papel para representar.

Estuda o conceito e a construção de figuras planas como quadriláteros, triângulos, círculos, suas propriedades, formas, tamanhos e o estudo de suas áreas e perímetro.

Visto que a molécula de água possui a geometria angular, por exemplo, ela forma moléculas polares.

O estudo da geometria é indispensável para o pleno desenvolvimento do ser humano, pois ajuda na compreensão do mundo, desenvolve o raciocínio lógico e proporciona um melhor entendimento de outras áreas do conhecimento, devido a grande importância que a geometria assume no cotidiano do individuo.

A geometria é um ramo da matemática que estuda as medidas e as propriedades das figuras, sendo dividida em duas subáreas, além da geometria espacial: a geometria plana (responsável pelo estudo do plano e do espaço) e a geometria analítica (que possui relação com a álgebra e a análise matemática).

Conhecemos como figura plana qualquer figura que possui duas dimensões. Estamos cercados de figuras planas, como quadrados, círculos, triângulos, entre outras formas. Figuras planas apresentam duas dimensões.

A Geometria é a área da Matemática que se dedica a questões relacionadas com forma, tamanho, posição relativa entre figuras ou propriedades do espaço, dividindo-se em várias subáreas, dependendo dos métodos utilizados para estudar os seus problemas.

A palavra Geometria vem do grego Geometrein. Geo significa terra e metron significa para medir. Geometria era originalmente a ciência para medir a terra. As primeiras ideias geométricas surgiram da necessidade de o homem resolver problemas como construção de casas, delimitação de terrenos e plantações, entre outros.

Os registros primordiais mais antigos da geometria podem ser atribuídos a povos primitivos, que descobriram triângulos obtusos no antigo Vale do Indo (ver a matemática dos harappeanos), e antiga Babilônia (ver matemática babilônica) em torno de 3000 a.C..