O que é gênero textual 3 exemplos?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Existem muitos gêneros textuais, eles são flexíveis e passíveis de mudança. São exemplos de gêneros: romance, conto, fábula, lenda, notícia, carta, bula de medicamento, lista de compras, cardápio de restaurante, entre outros. Quando trata-se de tipos textuais, as classificações são fixas.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo.
  • Texto descritivo.
  • Texto dissertativo expositivo.
  • Texto dissertativo argumentativo.
  • Texto explicativo injuntivo.
  • Texto explicativo prescritivo.

Elementos dos gêneros
Podemos dizer que existem três elementos básicos na formação dos gêneros textuais, os quais são formadores do discurso: tema, forma composicional e estilo.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Tipos textuais

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

Tipos textuais: narrativo, expositivo, dissertativo, descritivo, injuntivo.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo. Cada um desses tipos pode conter diversos gêneros textuais.

Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

A notícia é um gênero textual que veicula um acontecimento real para o grande público ou para os leitores assinantes de determinado jornal. Ela pertence ao grupo de textos que relatam e, por isso, organiza-se de uma maneira própria ao tipo: apresenta tempo, espaço, personagens e fatos.

O gênero narrativo refere-se aos textos que contam uma história. Para isso, é necessário um narrador ou narradora, personagem, enredo, tempo, e espaço. O narrador pode ser onisciente, observador ou personagem da narrativa, que pode conter um discurso direto, indireto ou indireto livre.

Carta é um texto cuja finalidade é estabelecer um diálogo entre duas partes distintas, podendo ser com um interlocutor próximo ou distante do convívio do autor. A carta é uma das modalidades textuais mais antigas do mundo e continua a ser utilizada em diversos contextos e situações.

O que é gênero literário?

  1. Forma do texto (em prosa ou verso)
  2. Tamanho do texto (longo como um romance ou curto como como uma fábula)
  3. Veracidade ou não da história contada (ficção ou não-ficção)
  4. Tipo de linguagem utilizado (Em primeira pessoa, dialogando com o leitor, ou em terceira pessoa narrando um fato)

São trabalhados os gêneros: reportagem, mito, poema, biografia, e-mail, resenha, canção, texto dramático, texto de divulgação científica, crônica, ficha descritiva, lenda, propaganda, carta ao leitor e cordel.

Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.

O que é um gênero textual
São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica.

O texto injuntivo ou instrucional é o tipo de texto que contém instruções ou explica como fazer alguma coisa. São exemplos de texto injuntivo as receitas de bolo, bulas de remédio, manuais de instruções, editais e propagandas. A função do texto injuntivo é explicar algo ao leitor, em vez de apenas fornecer informações.

O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. Seus elementos básicos são espaço, tempo e personagem. Outra característica importante da narrativa é a presença de uma voz que conta a história: o narrador. O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos.

Os tipos textuais são ligados à estrutura dos textos, assim, são mais fixos e seguem uma estrutura linguística adequada ao texto. Os tipos textuais são: dissertativo (argumentativo ou expositivo), descritivo, narrativo e injuntivo. Então, um gênero textual pode ser composto de diferentes tipos textuais.

Os tipos de textos reúnem 5 tipos (narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo) sendo caracterizados por conterem um objetivo e uma estrutura geralmente fixa. Já os gêneros textuais são estruturas que surgem dos tipos de textos.