O que é gênero épico exemplos?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Gênero épico é o gênero literário composto por narrativas de caráter heroico. Essas narrativas têm narrador, personagens, enredo, tempo e espaço. A origem desse gênero está na Antiguidade, quando foi produzido o texto épico mais antigo de que se tem notícia: a Epopeia de Gilgámesh, de autor anônimo.

O gênero épico era então entendido como extensas narrativas que contavam feitos grandiosos de um herói ou de um povo, imortalizando os acontecimentos narrados, visto serem de interesse mundial, como a fundação de cidades, a descobertas de novas terras, a conquista territorial,...

A epopeia, ou poema épico, é uma estrutura poética, do gênero narrativo. Em resumo, é uma história contada em versos em vez de prosa. Sua origem remonta à Antiguidade e tem o poeta Homero como seu principal nome. Esse tipo de narrativa é marcado por aventuras e heroísmo.

Além dessas obras, um grande exemplo de epopeia é a obra “Os Lusíadas” do escritor português de Luís de Camões. Já no Brasil, merece destaque os poemas épicos “Caramuru”, de Santa Rita Durão (1722-1784), e “O Uruguai”, de Basílio da Gama (1741-1795), ambos escritores pertencentes ao Arcadismo no Brasil.

1) Gênero narrativo ou épico
O gênero narrativo está relacionado a textos que contam uma história. Já o gênero épico, além de possuir características narrativas, deve apresentar um herói. Tais textos são compostos por narrador, enredo ou trama, personagens, tempo e espaço.

O poema épico é dividido em cantos e apresenta um prólogo, uma invocação, uma dedicatória, um relato e um epílogo.

O que é o gênero dramático:
O gênero é baseado em ação e diálogo, sendo a narração uma característica secundária nesse tipo de texto. Os textos são produzidos em prova ou em verso e são usados para dar vida a dramatizações no cinema, no teatro ou na televisão.

O gênero épico surgiu na Antiguidade, por volta do século VII a.C., tendo como representantes o poeta grego Homero (com as obras Ilíada e Odisseia) e o poeta romano, Virgílio, com a obra Eneida.

Gênero lírico: inclui os textos poéticos, de caráter sentimental, revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos.

Prosopopeia

O primeiro poema da literatura do Brasil é Prosopopeia, de Bento Teixeira, publicado em 1601 e que conta em estilo épico, inspirado em Camões, as façanhas da família Albuquerque, tendo sido dedicado ao então governador de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho.

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

O que é gênero literário?

  1. Forma do texto (em prosa ou verso)
  2. Tamanho do texto (longo como um romance ou curto como como uma fábula)
  3. Veracidade ou não da história contada (ficção ou não-ficção)
  4. Tipo de linguagem utilizado (Em primeira pessoa, dialogando com o leitor, ou em terceira pessoa narrando um fato)

Merecedor de pertencer ao domínio de uma epopeia; possuidor da grandiosidade dos heróis: fato heroico. [Informal] Veemência, magnitude fora do normal; algo extraordinário ou memorável: proeza épica. substantivo masculino Aquele que escreve uma epopeia.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Os poetas épicos utilizam os principais artifícios da narrativa: personagens, espacialidade, temporalidade, ação e versos mais longos, permitindo o narrar. Por isso, há uma linha tênue entre a poesia épica e a epopeia que é própria do gênero narrativo.

O Viajante

Recorde pertence a Leandro Campos Alves, que escreveu 'O Viajante' com 2.022 estrofes e 10.875 versos. O mineiro Leandro Campos Alves entra para o RankBrasil em 2018 por ter escrito o Maior poema do Brasil.

Stuffen

O poema mais lido do mundo chama-se "Stuffen" e foi escrito pelo autor alemão Hermann Hesse. Uma obra de Orhan Veli Kanik, um proeminente poeta turco do século XX, é agora o segundo poema mais lido do mundo, de acordo com um estudo da plataforma online de poesia multilingue Lyrikline.

O texto épico sempre narra alguma história já conhecida, engrandecendo seus protagonistas e atribuindo características heroicas a eles.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo. Cada um desses tipos pode conter diversos gêneros textuais. Um texto do tipo narrativo, por exemplo, contém os gêneros romance, crônica, piada, entre outros.