O que é gaveta no cemitério?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Como foi dito anteriormente, o cemitério vertical é composto por gavetas. Essas não permitem que o líquido liberado na decomposição dos cadáveres entre em contato com as camadas do solo. Então, ocorre o seguinte: todo líquido é retido em uma tubulação que realiza a purificação dele antes que alcance o chão.

O jazigo é um local utilizado para sepultamento, ou seja, enterro. Nele geralmente há mais de um espaço, podendo acomodar uma família. Ele é dividido por gavetas, onde alguns modelos fornecem a possibilidade de ter-se um recinto específico para ossos.

Os jazigos tem em seu “interior” gavetas onde são colocados os corpos sepultados e também os despojos que são resultantes da exumação, essas gavetas ficam uma em cima das outras e a família pode fazer a escolha do jazigo e do número de gavetas de acordo com a sua necessidade e pensando no tamanho da sua família, por ...

Essa é a forma de sepultamento que ocorre nas chamadas “gavetas”. É vertical pois os espaços para sepultamento são posicionados na parede, um acima do outro, como se fossem, realmente, grandes gavetas. O cemitério, por sua vez, se apresenta em forma de prédio.

Exumação do corpo e a transferência dos ossos.
Seja em quadra geral, jazigos familiares ou gavetas alugadas, o ossuário é uma solução bastante indicada para abrir espaço na gaveta para um novo sepultamento.

Sendo assim, os corpos são alocados em gavetas que ficam uma em cima da outra e, desse modo, passam pelo processo de decomposição sem que o necrochorume seja produzido. Por consequência, isso reduz a contaminação do solo e impede impactos ao meio ambiente.

À temperatura ambiente começa geralmente de 12 a 24h após a morte. É causado principalmente devido às atividades das bactérias do intestino que digerem as proteínas e excretam gases (como metano, cadaverina e putrescina) com um forte e desagradável odor.

Quanto mais fundo o cadáver for enterrado, mais lenta será a deterioração. Entre 60 cm e 1 m de profundidade, ela leva entre nove e 12 meses. Os ossos, porém, só “somem” depois de uns quatro anos. E a proteção de um caixão (ou de outros invólucros, como tecido e plástico) pode multiplicar esse tempo por seis!

não havendo pais, mas sim avós, eles herdam a parte cabível aos pais; na falta dessas pessoas, os irmãos ficam com a herança e, quando não existem irmãos, é possível que os herdeiros sejam parentes de até 4º grau.

jazigo especial: com a construção de até 4 gavetas — sendo três para sepultamento e uma para ossuário; jazigo simples: que permite a construção três gavetas — sendo duas para sepultamento e uma para ossuário.

Como dissemos no tópico anterior, em um cemitério público, a Prefeitura é a responsável e a “dona” de todos os jazigos. Os titulares apenas detém o direito de uso do espaço, sem possuir escritura ou outro tipo de documentação que comprove a posse daquele terreno.

Nesse caso, as penalidades são multa, juros e suspensão da conservação.

A diferença entre jazigo e sepultura é que o primeiro se refere a um espaço feito especialmente para receber um caixão. Enquanto o segundo apenas ao lugar que o falecido é enterrado. Assim, o sepultamento pode acontecer num jazigo, mas também em lugares que não são pré-moldados para receber caixões.

Sepultamento em Cemitérios Municipais:
Para utilizar o túmulo, a família deve apresentar uma “Carta de Concessão” (emitida pelo Serviço Funerário Municipal) ou documento que comprove o parentesco com a família concessionária. Esse procedimento permite que os familiares sejam sepultados sempre no mesmo túmulo ou jazigo.