O que é Gastropatia reativa?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

A exposição por longos períodos a agentes agressores da mucosa pode levar a alterações da mesma (discreta inflamação, graus variados de hiperplasia foveolar, edema, proliferação de musculatura lisa da lâmina própria, congestão e dilatação vascular).

A inflamação pode acometer toda a mucosa do estômago difusamente, sendo chamada de pangastrite, ou apenas algumas regiões, como o antro, na chamada gastrite antral. A gastrite também pode ser classificada como gastrite erosiva ou gastrite não-erosiva.

O tratamento definitivo geralmente é cirúrgico (revisão de Y de Roux), que melhora os sintomas em 50-90% dos casos.

A gastrite enantematosa atinge uma camada mais profunda da parede estomacal. Essa inflamação pode ser ocasionada por bactérias, alcoolismo, doenças autoimunes e também pelo uso excessivo de medicamentos. Os sintomas são iguais aos dos outros tipos de gastrite.

A correta interpretação dos resultados da endoscopia deve ser feita pelo seu médico, pois ele possui dados referentes a sua história clínica, seu exame físico e outros exames complementares necessários ao diagnóstico final.

Hiperplasia Foveolar é o crescimento significativo das células presentes na camada interna da mucosa do estômago, levando a um espessamento das pregas gástricas. Para saber mais detalhes da doença e qual o tratamento, continue acompanhando o post de hoje!

Quais são os sintomas da gastrite crônica?

  • dor na região abdominal;
  • queimação;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • mal-estar;
  • barriga inchada;
  • dor na região do estômago.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.

Como se pega Helicobacter pylori? A contaminação ocorre principalmente através do contato com água e alimentos contaminados e vômitos e fezes de pessoas contaminadas. As condições sanitárias precárias também podem facilitar a propagação da bactéria, sendo ainda mais comum em países subdesenvolvidos.

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

- Evitar o consumo de: doces concentrados como goiabada, doce de leite, chocolate e alimentos/preparações gordurosas como frituras, maionese, salgadinhos, fast foods e temperos e molhos condimentados (pimenta, mostarda, catchup, curry, alho e cebola crus).

Ela acontece quando a digestão não é feita corretamente, fazendo com que o ácido gástrico retorne. Também é comum se sentir enjoado, já que o organismo está levando mais tempo para fazer a digestão dos alimentos, e essa indigestão é o que pode causar dor de cabeça, perda de apetite e de peso.

Tratamento. O tratamento é feito através de medicamentos antiácidos, como Omeprazol e Pantoprazol.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica. Se a gastrite crônica não for tratada, pode durar por anos ou até mesmo uma vida inteira. A gastrite erosiva é um tipo de gastrite que muitas vezes não causa inflamação significativa mas faz uma lesão superficial do revestimento do estômago.

Dependendo de sua gravidade, a gastrite pode atingir a mucosa estomacal inteira ou apenas parte dela. Ela pode dar origem a uma inflamação mais intensa, com destruição do tecido do estômago, chamada de gastrite erosiva ou até evoluir com úlceras.

Quando é necessário fazer endoscopia com biópsia? A endoscopia com biópsia é solicitada quando são encontradas áreas anormais durante o exame. Consiste em coletar amostras de tecido retiradas do esôfago, estômago e duodeno que passam por análise anatomopatológica.

Dentre as doenças diagnosticadas com a endoscopia estão:

  • Gastrite;
  • Doença celíaca;
  • Esofagite;
  • Tumores;
  • Câncer – de esôfago, estômago e esôfago;
  • Doença do refluxo gastroesofágico.

O exame de endoscopia é capaz de diagnosticar inúmeras doenças do trato gastrointestinal superior. Entre as principais doenças estão: tumores, esofagites, refluxo gastroesofágico, gastrites, duodenites, úlceras e a bactéria Helicobater pylori.