O que é gaslighting e como reconhecer que você está sendo manipulado?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

As técnicas de gaslighting podem incluir o questionamento da sanidade do outro, assumindo que a pessoa está “louca”; fingir a não compreensão do assunto ou reclamação; menosprezar ou desconsiderar os sentimentos da outra pessoa e, até mesmo, negar a existência da situação.

Ainda sem tradução para o português, esse tipo de abuso acontece quando uma pessoa distorce a situação com a finalidade de fazer com que a pessoa abusada duvide da própria memória. Assim sendo, o gaslighting pode ser a causa de um relacionamento abusivo, uma vez que envolve mentiras e enganações frequentes.

Como provar a violência psicológica? Quando o abuso psicológico é mais explícito e envolve ofensas, gritos, humilhações, é possível usar gravações de áudio ou vídeo feitas com o celular, ou printscreen de mensagens recebidas pelo WhatsApp ou outro aplicativo do tipo.

Se vitimizar não é apenas ocupar o lugar de vítima, é ser dependente emocionalmente de outras pessoas, sentir que é incapaz de caminhar com as suas próprias pernas e não se responsabilizar pelos problemas que aparecem.

Como se defender do gaslighting

  1. Não assumir a responsabilidade pelas ações de outra pessoa.
  2. Lembrar-se, sempre, da sua verdade.
  3. Não discutir nos termos da outra pessoa.
  4. Priorizar a sua segurança.
  5. Lembrar-se de que você não está sozinha.

Se você está sendo vítima de gaslighting, procure pessoas queridas para lhe oferecer apoio. Amigos e familiares são peças-chave para o sucesso do processo de afastamento do manipulador. Sem apoio, a vítima raramente consegue deixar a situação.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

Gaslighting é uma forma de exploração emocional que é vista em relacionamentos abusivos. Se trata do ato de manipular uma pessoa ao forçá-la a questionar seus pensamentos, memórias e os eventos que ocorrem ao redor dela. Uma vítima de gaslighting pode ser forçada até o ponto de questionar a própria sanidade.

Então, o gaslighting é o abuso emocional com objetivo de persuadir sua vítima e fazer com que sejam questionados seus sentimentos e instintos, uma vez que ela hesita em confiar na sua percepção.

O dano psicológico pode ser caracterizado pela identificação de alguns elementos ou o conjunto de aspectos comportamentais, tais como: Presença de alteração do comportamento, emitido anteriormente (alteração do sono, alimentação, concentração, irritabilidade, hipervigilância)

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

Pessoas manipuladoras enxergam outros indivíduos como fantoches e constantemente tentam mudar nosso modo de pensar ou agir. O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios.

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.

Vitimização

  • Vitimização primária.
  • Vitimização secundária.
  • Vitimização terciária.

Algumas pessoas são capazes de prender sua própria felicidade por medo de destruírem o coração alheio. Essa fraqueza chamada "coitadismo" é capaz de prender vidas. Homens e mulheres são capazes de usar essa síndrome para prender o coração do cônjuge.

O vitimista sempre fala como se não fosse responsável por nada. Ele coloca a culpa na família, no governo, na sociedade, na saúde, em Deus… Além disso, se portam como se fossem as pessoas que mais sofrem no mundo. O vitimismo o impede de guiar a própria vida e de mudar o que está ruim.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.