O que é gás engarrafado?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Conhecido como gás de botijão, também chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP), ele tem um uso mais comum por conta do armazenamento, transporte e venda serem mais fáceis, tornando-se mais prático e econômico.

A resposta é não. Qualquer modelo para fogão a gás pode ser usado junto com botijão ou recebendo gás encanado. A única coisa importante é a válvula do fogão e outras peças menores, que precisam encaixar corretamente ou na saída do cano ou no botijão.

O fogão elétrico também é mais seguro que o fogão a gás porque além de ser uma superfície mais resistente, o aquecimento por indução possui uma condução e dilatação térmica baixa, o que evita acidentes como queimaduras e choque térmico, por exemplo.

Esse gás pode ser obtido de duas formas: nas refinarias de petróleo ou nas Unidades de Processamento de Gás Natural. Nas refinarias, o GLP é um dos subprodutos do fracionamento, sendo obtido a uma temperatura de aproximadamente 70 °C. É um dos primeiros hidrocarbonetos retirados da coluna de destilação.

Segundo cálculos feitos por especialistas, o gás encanado (chamado de Gás Natural, ou GN) pode sair 26% mais caro do que o botijão.

gás liquefeito de petróleo

Conhecido como gás de botijão, também chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP), ele tem um uso mais comum por conta do armazenamento, transporte e venda serem mais fáceis, tornando-se mais prático e econômico.

Dentro do botijão, o propano e o butano são os gases dominantes que formam o GLP. O propano, mais leve que o butano, é responsável pela chama azul e queima primeiro. Já o butano, mais pesado, queima por último, resultando em uma chama amarelada.

A opção além do GLP, é o Gás Natural (GN), também chamado de gás encanado e fornecido por empresas distribuidoras. Em São Paulo, por exemplo, ele é distribuído pela Comgás.

Gás Liquefeito de Petróleo

Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
O GLP nada mais é do que o popular gás de botijão, sendo o tipo mais comum no Brasil e o mais presente na maioria das casas. Ele consiste de uma mistura gasosa resultante do processo de refino de petróleo cru, que possui uma característica que facilita a sua transformação em líquido.

Converter o fogão para o gás encanado é imprescindível antes de conectar o equipamento na fonte de gás natural. O cilindro de GLP fornece gás sob pressões mais altas do que a pressão normal de trabalho de um sistema de distribuição de gás natural.

A diferença mais conhecida entre o GLP e o GN é que o primeiro é encanado e o outro comercializado por meio dos famosos “botijões”, mas, há outros fatores que diferem esses dois tipos de gás, como a composição.

Os cálculos mostram ainda que o gás de botijão é mais econômico que o encanado. Os especialistas ponderam, no entanto, que o uso adequado dos equipamentos e os hábitos de preparo de cada família podem fazer diferença na conta.

Assim como nos modelos por indução, panelas ideais para cooktop elétrico devem ter o fundo plano. Os utensílios precisam ser resistentes e com fundo reforçado. Dê preferência para opções de ferro ou aço, apesar de o alumínio também ser permitido. O uso de panelas de vidro, cerâmica ou cobre não é indicado.

O fogão por indução é basicamente um modelo de fogão elétrico, já que seu uso é à base de energia elétrica e não a gás como os modelos tradicionais que hoje temos no mercado.