O que significa garrida do hino nacional?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 11 votos

Garrida: alegre, graciosa. Em ordem direta: Teus risonhos campos tem mais flores do que a terra mais garrida. Os trechos entre aspas são do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias. Lábaro e flâmula: bandeira.

Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa. Pode ser um grito, um toque, uma explosão ou qualquer barulho que seja muito forte, que ressoa e provoca eco.

A palavra risonho, neste contexto, é relativa a promessas e não a sorrisos. Devido à sua geografia e sua grande extensão, é um território bonito, que mostra resistência natural e é um gigante destemido.

O hino da Espanha não tem letra, mas ao longo dos tempos, algumas tentativas foram feitas de colocar palavras nas melodia de 1761. Se diz na Espanha que “há um debate eterno” sobre colocar ou não letra no hino.

Hino do Corinthians – Campeão dos Campeões.

[Impávido] significa sem medo, corajoso, e colosso fala do tamanho do país”. Os paulistanos misturam diversos estilos do rock na sonoridade do grupo, com grunge, punk, metal e hard rock entre os gêneros já explorados.

Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, Brasil, [que] o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno. (Lábaro - estandarte muito usado pelos romanos e aqui está representado por nossa bandeira, repleta de estrelas) (Ostentar - mostrar com orgulho.)

1. Margens plácidas. Uma margem (borda ou limite externo; espaço no contorno externo de algo) serena ou calma. Plácido é sinônimo de calmo e tranquilo.

As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil.

1. Dizer ou reclamar com brados. 2. Soltar brados.

Com origem indígena, o nome vem da junção de "y" (rio) e "pyrang" (vermelho) e foi criado pelos índios Guaianazes. Hoje em dia, o nome apadrinha rios, ruas, bairros, parques e claro, o nosso Posto Completo. Uma empresa que tem muito orgulho de suas origens 100% brasileiras.

“Deitado eternamente em berço esplêndido
Esse trecho é uma metáfora usada para mostrar que o Brasil está eternamente muito bem localizado — entre o mar e a Cordilheira dos Andes — e coberto por riquezas naturais esplêndidas (que significam: admiráveis, únicas).

O Wilhelmus foi adotado oficialmente como hino nacional em 1932, embora tenha sido escrito entre 1569 e 1572. Como consequência, é considerado o hino nacional mais antigo do mundo.

Kimigayo

Chamado "Kimigayo", o hino japonês é baseado em um poema que teve origem entre os anos de 794 e 1185. A música foi acrescentada no período imperial, e a melodia atual acabou incorporada em 1880. Com apenas 11 sílabas e 32 caracteres no alfabeto japonês, o hino é considerado um dos menores do mundo.

O Hino Nacional do Uruguay é o mais longo do mundo: tem aproximadamente seis minutos. A letra – escrita por Francisco Acuña de Figueroa, autor também do hino paraguaio – foi declarada como oficial em 1833, oito anos após a declaração de independência do país.

O Hino Nacional Brasileiro foi criado em 1831 e teve diversas denominações antes do título, hoje, oficial. Ele foi chamado de Hino 7 de abril (em razão da abdicação de D. Pedro I), Marcha Triunfal e, por fim, Hino Nacional. Desafia o nosso peito a própria morte!

Hino do Bahia
Por anos, ninguém soube quem era o autor deste canto, considerado por muitos um dos 10 melhores hinos de futebol do Brasil!