O que é Gapornia?

Perguntado por: unascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A agapornis é uma ave de origem africana, seu nome se deriva do grego, “ágape” é amor e “ornis” é pássaro, por isso a espécie acabou conhecida por ser a ave do amor. Essa ave possui cores vibrantes, podendo ser encontradas nas cores amarelo, azul, laranja, vermelho e verde.

O Agapone é um tipo de pássaro da família psitacídeo pequenino, que mede cerca de 12 a 18 centímetros que vivem em torno de 10 a 18 anos, considerado uma longa idade para pássaros.

No Brasil, temos sete espécies de aves consideradas domésticas pelo Ibama e Ministério da Agricultura, ou seja, espécies que não precisam de autorização especial para serem comercializadas. São elas: Manom, Mandarim, Diamente Gold, Canário, Periquito, Calopsita e Rolinha Diamante.

Uma vez que o(a) parceiro(a) foi conquistado(a), o macho sobe na fêmea e eles encostam a cloaca uma na outra. O sêmen é transferido para o sistema reprodutor da fêmea e, então, encontra o óvulo e o fecunda.

O que fazer para amansar o meu agapórnis?

  1. Começa ganhar a confiança do teu agapórnis. Para isso simplesmente aproxima-te da gaiola várias vezes por dia e fala como voz suave. ...
  2. Utiliza a comida para amansar o teu agapórnis. ...
  3. Consegue que o agapórnis suba no teu dedo. ...
  4. Retira o teu agapórnis da jaula na tua mão.

A alimentação básica destas aves são as misturas de sementes para papagaios pequenos e periquitos grandes. Além dos alimentos já mencionados, os agapornis podem ingerir, como suplemento, morugem, dentes-de-leão (pequenas quantidades das folhas), cardo, erva-de-febra e poligonácea para pássaros.

Os Agapornis não têm o hábito alimentar de comer frutas, e as verduras devem ser sempre evitadas por serem indigestas. Os legumes sim, principalmente a beterraba, a cenoura, o milho verde e outros, porém, sempre em dose bem pequena, por exemplo: 1/5 do milho por dia por ave ou 1/3 de uma cenoura por casal.

A gaiola do seu pequeno deve ter no mínimo o dobro do tamanho dele com as asas abertas. Ex: Se ele tem 25cm de asa aberta, a gaiola precisa ter no mínimo 50cm de comprimento. Eu sei que é uma ave pequena, mas ela precisa de espaço para bater as asas, saltar de um poleiro para o outro.

O Projeto de Lei 1487/19 altera a Lei de Proteção à Fauna para proibir a criação de pássaros em gaiolas ou viveiros domésticos. A proibição valerá para pássaros de quaisquer espécies, nativas ou exóticas, silvestres ou domésticas, a partir de 180 dias da promulgação da lei.

Incluem-se na categoria de animais domésticos: coelho, hamster, chinchila, calopsita, algumas espécies de canários, porquinho-da-índia, periquito australiano, rato, camundongo, entre outros. Estes animais considerados domésticos pelo IBAMA não requerem autorização para criação e manutenção.

A ave tem criação liberada em território brasileiro pela Portaria IBAMA nº 93/1998, sem a necessidade de registro.

Os pássaros também costumam gostar de carinho ao redor das orelhas, mas tome o cuidado com a área ao redor dos olhos. Quando o pássaro parecer tranquilo e mais acostumado com o carinho, tente fazer carinho na parte de trás da cabeça e no pescoço. Os pássaros também costumam gostar de uma coçada abaixo do bico.

AVES SAUDÁVEIS
Animais felizes que aceitam o contato com o ser humano, podem inclinar a cabeça para pedir carinho, aproximar-se da pessoa, mexer no cabelo dela – como se estivessem “arrumando suas próprias penas” -, como sinal de afeto.

60 anos

Muitos pássaros possuem uma grande longevidade se bem cuidados. Muitas espécies vivem mais do que gatos e cachorros, podendo atingir 40 a 60 anos ou mais. Pensando nisso é bom que toda a família esteja de acordo em receber esse novo pet, que pode ser passado para uma futura geração de tutores.

3. Snacks e prémios para agapornis. De vez em quando podes dar algum alimento extra a modo de prémio, como um pedacinho de pão integral ou arroz integral cozido.

Proteína animal (ovos ou laticínios): oferecer uma vez na semana. Pode servir os ovos com a casca se deseja ter um acréscimo de cálcio na dieta.

-Calopsitas e agapornis podem viver juntos? Podem, desde que tenham sido criados juntos desde filhotinhos. Mesmo assim, fique atento para qualquer incompatibilidade.

Dê banhos semanais no pássaro.
Essa limpeza regular é importante para manter o animal saudável e livre de doenças. Se o agapornis não for banhado, as penas dele podem ficar sujas ou irregulares. Utilize um borrifador de água para lavar o pássaro.

Os valores de aquisição do Agapornis azul ficam em torno de R$ 150 a R$ 300.

A fêmea do Agapornis possui uma região pélvica mais larga para poder botar os ovos, ou seja, é possível distinguir o sexo dos Agapornis comparando a largura de seus ossos pélvicos. Com a mão não dominante, segure o pássaro de cabeça para baixo com os pés virados para você.

A agapornis é uma ave de origem africana, seu nome se deriva do grego, “ágape” é amor e “ornis” é pássaro, por isso a espécie acabou conhecida por ser a ave do amor. Essa ave possui cores vibrantes, podendo ser encontradas nas cores amarelo, azul, laranja, vermelho e verde.

Continuar lendo