O que é Fussura?

Perguntado por: epires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

A palavra fressura é a «designação genérica das vísceras mais grossas, como o coração, o fígado, os pulmões... de determinados animais, como a vaca, o porco, o cabrito..., usadas na alimentação» (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa).

Fuçura é a parte do animal (boi, bode, porco, carneiro) que compreende a cabeça com a extensão da garganta e pulmão.

Significado de fussura: diz-se de corte da cabeça do boi, porco ou carneiro, quando do abate c...

carne suína

A fressura, também conhecida como miúdo de porco, é uma parte da carne suína que inclui os órgãos internos do animal, como o fígado, o coração e os pulmões.

Acima de tudo, a marcação de gado tem como o principal propósito de identificar o gado. Ou seja, a marca ajuda saber qual é a propriedade. E ainda, facilita o monitoramento dos animais.

Designação vulgar de vagina, vulva.

1. Chicana, trapaça, enredo, maranha.

- "Trikas" é uma palavra que vem do latim e significa: apequenou-se - brincou um torcedor rival.

Pele de porco, serragem.

Fritsch – couro suíno é mais resistente e ainda mais leve.

A Taenia solium é uma espécie de verme que se desenvolve em porcos e, quando consumida, usa o corpo humano como hospedeiro. Além do crescimento dos próprios vermes, a doença pode aparecer como cisticercose, uma infecção larval resultante da ingestão dos ovos desse animal, os cisticercos.

Sendo certo que há autores portugueses que remetem a origem da palavra portuguesa, para o castelhano "zarapatel", há, em igual medida, linguistas castelhanos que, por seu turno, remetem a origem dessa palavra castelhana de volta para o termo português «sarapatel».

sa·ra·pa·tel tel. 1. [ Culinária ] Guisado condimentado feito com sangue e vísceras de porco ou carneiro.

O sarapel, conhecido como sarrabulho em algumas regiões do Brasil e em Portugal, é um prato típico da culinária nordestina, preparado com tripas e outras vísceras de porco, além de sangue coalhado. Tem origem no Alto Alentejo português, onde tradicionalmente o sarapatel alentejano é preparado com borrego ou cabrito.

Daí termos enormes possibilidades de comprar um bife de coxão mole ou rabadilha com cerca de 35cm.

Animal morto ou porção de animal morto para alimentação.

A carne de chorizo é extraída da parte dianteira do contrafilé bovino, vizinho do bife ancho e da alcatra. Possui uma farta camada de gordura, concentrada na lateral do corte, além da medida ideal de marmoreio (gordura entremeada à carne).

Para melhorar a tração: ao dar ao animal maior estabilidade e aderência em terrenos difíceis ou condições climáticas ruins. Existem até ferraduras específicas para cada situação, como as destinadas a condições de gelo.

O brinco bovino — ou brinco de gado — é uma ferramenta que ajuda o pecuarista no controle do rebanho. Ele foi criado para ajudar na identificação do animal, distinguir os bovinos de uma propriedade, afastar moscas do chifre e ainda ajudar no processo de engorda.

Diz-se indistintamente marca de ferrar ou ferro de marcar” (2004, p. 26). A marca é um sinal individual de propriedade, usada pelos criadores de gado para identificar cada rês que, por sua vez, carregará, indelevelmente, seu dono impresso no couro.

mer·da |é|
[Calão] Excremento humano ou de outros animais. 2. [Calão, Depreciativo] Porcaria, sujidade. 4.

Continuar lendo